Topo

Eliminatórias Europeias

Cristiano Ronaldo tem noite atípica, e Portugal empata com a Irlanda

Cristiano Ronaldo reclama após falta sofrida contra a Irlanda pelas Eliminatórias - REUTERS
Cristiano Ronaldo reclama após falta sofrida contra a Irlanda pelas Eliminatórias Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 18h39

Classificação e Jogos

Irlanda e Portugal empataram por 0 a 0 hoje, no estádio Aviva, em Dublin. A partida válida pela penúltima rodada das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2022 ficou marcada por uma noite sem inspiração de Cristiano Ronaldo, que teve dificuldades para furar o setor defensivo dos donos da casa.

O camisa 7 de Portugal teve uma noite atípica. Acostumado a fazer partidas expressivas e a ajudar na construção ofensiva, Cristiano encontrou dificuldades para impor seu estilo de jogo, o que influenciou diretamente no placar. Além dele, Bruno Fernandes também teve atuação apagada.

Com o resultado, Portugal chega aos 17 pontos e assume a liderança do grupo A. Mesmo assim, os comandados de Fernando Santos terão que disputar o primeiro lugar com a Sérvia, segunda colocada com o mesmo número de pontos. A Irlanda está em quarto lugar, com seis pontos.

A partida entre Portugal e Sérvia será neste domingo (14). Já a Irlanda finalizará a participação no torneio contra Luxemburgo, no mesmo dia. Ambos os jogos serão às 16h45 (de Brasília).

Começo forte de Portugal

Os primeiros 15 minutos foram de total predominância de Portugal. Por mais que os comandados de Fernando Santos tivessem boas chegadas, não conseguiram acertar na hora das finalizações. Cristiano Ronaldo e André Silva levaram perigo ao gol de Bazunu.

Resposta dos donos da casa

Dos 25 minutos em diante, a Irlanda começou a sair mais para jogo e deixou a partida ainda mais intensa. Aproveitando o apoio dos torcedores, os donos da casa fizeram o setor defensivo de Portugal ativar o alerta para evitar que o time de Stephen Kenny abrisse o placar.

Segundo tempo morno

Enquanto todos esperavam uma segunda etapa um pouco mais eletrizante, os primeiros 25 minutos de jogo ficaram longe dessa expectativa. A partida seguiu truncada no meio-campo e ambas as equipes mantiveram as dificuldades na hora do ataque e finalização.

Uma das principais chegadas foi de Cristiano Ronaldo, que recebeu um belo cruzamento de André Silva e cabeceou no canto do arqueiro irlandês, mas a bola foi para fora.

Pepe para a rua!

A menos de 10 minutos para o fim da partida, o zagueiro Pepe foi expulso após tomar o segundo amarelo. O zagueiro perdeu a bola para Robinson e deixou o braço no rosto do atleta adversário. Logo após o cartão vermelho, Fernando Santos sacrificou Rafael Leão e colocou José Fonte para suprir a ausência defensiva.