Topo

Grêmio

Torcedor do Grêmio se apresenta e acusa Luiz Adriano de provocar invasão

Luiz Adriano foi acusado de provocar a torcida do Grêmio durante o jogo - Marcello Zambrana/AGIF
Luiz Adriano foi acusado de provocar a torcida do Grêmio durante o jogo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2021 18h12

Um dos torcedores do Grêmio envolvidos na invasão do gramado da Arena e nos atos de vandalismo que sucederam o jogo contra o Palmeiras, ontem (31), em Porto Alegre, se apresentou ao Ministério Público e está respondendo por seus atos. O aficionado disse que o que motivou a ação da torcida foi uma provocação do atacante Luiz Adriano.

"Um torcedor se apresentou espontaneamente e está respondendo pela invasão. Uma medida alternativa ao processo. Ele ficará três meses afastado dos estádios de futebol se apresentando a delegacias de polícia como medida preventiva", contou o responsável pelo Juizado do Torcedor, Marcos Aurélio Xavier, à Rádio Gaúcha.

Se o torcedor descumprir a ordem, pagará uma multa. A razão da invasão, segundo ele, foi uma provocação feita por Luiz Adriano, que estava dentro do campo.

"A versão dele é que foi provocado por um dos atletas do Palmeiras. Isso está sendo investigado. Tentamos fazer uma audiência ontem mesmo com o Luiz Adriano, mas ele já tinha se retirado do estádio. Vamos ouvir o jogador e apurar isso", contou Xavier.

Segundo a versão do torcedor, o atacante teria chamado torcedores "para a briga" nos momentos que sucederam a partida, que terminou 3 a 1 para o Palmeiras.

Luiz Adriano é gaúcho e tem história ligada ao Internacional. Autor de um dos gols do Colorado no Mundial de Clubes de 2006, na semifinal, toda família do atleta tem relação com o clube. O pai dele, por exemplo, Adriano Luiz, é conhecido entre os colorados e autor de um meme muito famoso em que cita o Grêmio. Tal história foi contada pelo UOL Esporte no ano passado.

Os órgãos competentes estão apurando os atos dos torcedores do Grêmio depois da partida de ontem. O MP irá conversar com os clubes e os órgãos de segurança com objetivo de firmar punições. Na próxima quarta-feira, uma reunião pode definir o clássico Gre-Nal do próximo sábado apenas com torcedores do Inter.

Enquanto isso, o STJD cumpre o trâmite de análise dos fatos para sequência de denúncia e posterior julgamento. Caso seja punido pela invasão, o Tricolor pode perder mando de campo por até 10 jogos.

Grêmio