Topo

Brasileirão - 2021

Após invasão de gremistas, Gre-Nal de sábado pode ter torcida única

VAR foi destruído pelos torcedores do Grêmio após derrota para o Palmeiras - Reprodução/Premiere
VAR foi destruído pelos torcedores do Grêmio após derrota para o Palmeiras Imagem: Reprodução/Premiere

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2021 17h11

O clássico Gre-Nal do próximo sábado (6) poderá ter apenas torcedores do Inter. Uma reunião na próxima quarta-feira (3) irá definir os protocolos de segurança para o jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A ação é reflexo da invasão e do vandalismo que aconteceram na Arena do Grêmio, ontem (31).

A iniciativa partiu do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por intermédio do Juizado do Torcedor. O responsável pela pasta, Marco Aurélio Xavier, entende que é necessário agir de forma preventiva, além de punir os responsáveis pelos atos que sucederam o jogo contra o Palmeiras.

"Teremos uma audiência com participação do Ministério Público, dos órgãos de segurança pública e de representantes dos dois clubes. Vamos debater a presença ou não de torcedores do Grêmio no Beira-Rio", explicou Xavier ao UOL Esporte.

"Temos que agir nos dois pontos fundamentais deste tema. As medidas de prevenção e ainda a identificação e punição dos responsáveis", completou.

O Ministério Público ainda não definiu qual sua posição sobre o caso. Segundo apurou o UOL Esporte, os órgãos de segurança pública entendem que é possível a presença de gremistas no Beira-Rio, no entanto são favoráveis à punição dos responsáveis pelos atos de vandalismo de ontem, além das torcidas organizadas que forem identificadas.

Mais cedo, o Grêmio emitiu nota oficial na qual lamenta o comportamento dos torcedores depois da derrota para o Palmeiras e promete identificar e punir os responsáveis.

Como informou o UOL Esporte, o STJD irá avaliar as imagens para proceder denúncia. O Tricolor poderá perder o mando de campo por até 10 jogos, dependendo de julgamento ainda a ser marcado.

Inter e Grêmio jogam no próximo sábado (6), às 19h (de Brasília).