Topo

Grêmio

Grêmio: Súmula relata xingamentos de Rafinha, invasão e vandalismo

VAR foi destruído pelos torcedores do Grêmio após derrota para o Palmeiras - Reprodução/Premiere
VAR foi destruído pelos torcedores do Grêmio após derrota para o Palmeiras Imagem: Reprodução/Premiere

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/10/2021 22h53

O árbitro Savio Pereira Sampaio relatou em súmula a invasão de campo e os atos de vandalismo que sucederam a partida entre Grêmio e Palmeiras, hoje (31), na Arena do Grêmio. A destruição da cabine do VAR e a confusão que tomou o campo foi toda registrada no documento oficial. Além disso, o juiz relatou ofensas de Rafinha, que não estava relacionado.

"Informo que, ao término da partida, quando a equipe de arbitragem e atletas se encontravam no campo de jogo, um grupo de torcedores do Grêmio FBPA localizados na arquibancada norte, no setor sem cadeiras, invadiu o campo de jogo. Alguns destes torcedores estavam com objetos não identificados, se dirigindo à entrada do túnel de acesso aos vestiários. Neste momento, por questão de segurança, a equipe de arbitragem se deslocou para o vestiário", começa o relato da arbitragem.

"Já no vestiário, em segurança, através de imagens publicadas pelo site Globoesporte.com, constatamos que este grupo de torcedores quebrou a cabine e o monitor do VAR, equipamentos de transmissão, microfones, painel de publicidade e de entrevista. Logo após estes atos, este grupo de torcedores regressou em direção à arquibancada, próximo à escada de acesso. Informo ainda que outros torcedores da equipe do Grêmio FBPA invadiram o campo de jogo pela escada de acesso da arquibancada norte, setor sem cadeiras, confrontaram os policiais, agrediram seguranças, arremessando cadeiras e outros objetos não identificados", continuou o relato.

O árbitro ainda detalhou que os torcedores regressaram, posteriormente, para a arquibancada e que houve briga entre gremistas e palmeirenses nas cadeiras, mesmo separados por uma divisória.

O árbitro relatou, ainda, que foi informado pelo delegado da partida que o Boletim de Ocorrência está em andamento e sendo acompanhado por ele.

Xingamentos de Rafinha no túnel

A súmula da partida ainda traz o relato de xingamentos ouvidos pela equipe de arbitragem no corredor que dá acesso aos vestiários. O autor das ofensas foi Rafinha, que ficou fora do jogo por suspensão.

"Informo que, no intervalo da partida, quando a equipe de arbitragem se deslocava para o vestiário, na zona mista, o atleta não relacionado, Sr. Márcio Rafael Ferreira de Souza (Rafinha), da equipe do Grêmio FBPA, proferiu as seguintes palavras de forma ofensiva, desrespeitosa, em alto tom de voz e por repetidas vezes à equipe de arbitragem: vocês vão se f... vieram nos prejudicar", contou.

Segundo a súmula, uma nova onda de ofensas também aconteceu ao fim da partida. "Toda a equipe de arbitragem se sentiu ofendida", conclui o relato.

Em campo, o time gaúcho foi derrotado de virada por 3 a 1 e ocupa a penúltima posição do Brasileirão.

Grêmio