Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Conmebol pede para evitar rebaixamento no Mundial-2024 por ter 15 campeões

A Conmebol enviou oficialmente à Fifa um pedido para seja revertido o "rebaixamento" do campeão da Libertadores no Mundial de 2024. Pelo novo formato, feito pela federação internacional, o clube entraria nas quartas e não nas semifinais. A carta foi enviada no dia 4 de abril, e formaliza uma iniciativa da confederação noticiada pelo blog. Ainda não houve resposta da Fifa.

Para justificar seu pedido, a Conmebol elencou uma série de argumentos, entre eles os 26 títulos mundiais de clubes sul-americanos considerados como Mundiais pela Fifa. Estão incluídos aí as edições do Mundial da Fifa e do Intercontinental.

A Conmebol chama o torneio de 2024 de Mundial Interclubes. O formato atual, decidido pela Fifa, prevê eliminatórias entre campões da Ásia, África e Oceania de um lado. Do outro lado, os vencedores da Libertadores e da Concacaf se enfrentaria. Aí das duas chaves, sairiam os semifinalistas.

Os jogos ocorreriam no país de um dos times, de acordo com sorteio. Só a semifinal será no país sede do Mundial, onde será a final. O campeão da Champions já está classificado à decisão.

Pela proposta da Conmebol, haveria um confronto de oitavas de final envolvendo campeões de quatro confederações: Ásia; América do Norte, Central e Caribe; África e Oceania. A partir daí, sairiam dois times para uma quartas-de-final. O vencedor desta fase enfrentaria o campeão da Libertadores em uma semifinal para decidir quem joga contra o melhor time da Europa.

Em sua justificativa, a Conmebol alega que a América do Sul é a única com títulos da Copa do Mundo juntamente com a Europa, e que tem seleções entre as 10 primeiras do raking.

Em relação aos clubes, lista que há 15 times da Conmebol que são considerados campeões do Mundo pela Fifa. No Brasil, são Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Inter e Grêmio. Lista a conquista de 26 torneios. Isso inclui o Mundial Interclubes e o Mundial da Fifa. A Europa tem um total de 37 taças.

Ainda é ressaltado que, no Interclubes, a América do Sul conquistou 22 edições, contra 21 da Europa. Um último argumento é que o continente produziu Pelé, Maradona, Messi e Marta para o futebol mundial. A Fifa ianda não respondeu ao ofício da Conmebol.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes