Topo

OPINIÃO

Juca: Depois de muitos dérbis, será o primeiro sem o Palmeiras favorito

Do UOL, em São Paulo

25/09/2021 04h00

Corinthians e Palmeiras se enfrentam hoje, às 19h, na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro em um momento no qual o clube alvinegro vem de uma sequência de jogos sem vitória e seu rival está em meio a uma semifinal de Libertadores, tendo empatado o primeiro jogo em casa diante do Atlético-MG. Mais que isso, o Palmeiras teve a atuação muito criticada por praticamente não ir ao ataque.

No podcast Posse de Bola #163, Juca Kfouri afirma que esse é o primeiro clássico depois de algum tempo sem que o Palmeiras possa ser apontado como o favorito para vencer. Isso considerando que existe a possibilidade de o técnico Abel Ferreira escalar um time alternativo, sem seus principais jogadores, pensando na decisão de terça-feira (28), em Belo Horizonte.

"Depois de muitos dérbis, eu diria que este é o primeiro que não tem favorito, ou seja, este é o primeiro em que o Palmeiras não é o favorito. Embora em alguns, embora fosse favorito, acabou não confirmando o favoritismo. Neste, eu acho que há uma situação de absoluto equilíbrio, porque o Corinthians está muito mais reforçado do que o Corinthians dos dérbis anteriores. O Palmeiras está, neste momento, muito mais preocupado com o Atlético-MG na terça-feira do que propriamente com o dérbi, não deve entrar com a sua força máxima", diz Juca.

"De qualquer maneira, será um time com jogadores também procurando se preservar para uma eventualidade do jogo da terça-feira e para o Corinthians, esse jogo assumiu, principalmente para o Sylvinho, uma cara, assim, de jogo de vida ou de morte, então, é um jogo em que o Corinthians tem iguais possibilidades de vitória em relação ao Palmeiras", completa.

O jornalista afirma que pode haver uma tensão para os dois times de acordo com o resultado, já que há questionamentos ao trabalho de Sylvinho depois da chegada de reforços, enquanto no Palmeiras, uma derrota seguida de eliminação na Libertadores poderia ter efeitos consideráveis.

"Para o Palmeiras, se o Palmeiras perde no sábado, é problema para o Abel Ferreira, mas se vem a se classificar na terça-feira o problema acabou. O que o Palmeiras não pode é perder no sábado e não se classificar na terça-feira, aí eu acho que as coisas vão ficar efervescentes lá pelos lados do Parque Antarctica", diz Juca.

"O Corinthians... o Sylvinho tem essa situação, se o Corinthians perde para o Palmeiras —em meio a tantas críticas que o Corinthians agora tem um jato pilotado por um piloto de teco-teco—, a coisa pode se complicar para ele, embora eu considere que seja muito cedo, porque ele está com esse time faz muito pouco tempo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.