PUBLICIDADE
Topo

Eurocopa - 2021

Inglaterra vence Dinamarca na prorrogação e vai à final da Euro pela 1ª vez

Harry Kane comemora gol da Inglaterra na semifinal contra a Dinamarca pela Eurocopa - DeFodi Images via Getty Images
Harry Kane comemora gol da Inglaterra na semifinal contra a Dinamarca pela Eurocopa Imagem: DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 18h36

Classificação e Jogos

O sonho do inédito título da Eurocopa nunca esteve tão perto para os ingleses. Na tarde de hoje, a Inglaterra venceu a Dinamarca na prorrogação por 2 a 1, em Wembley, e pela primeira vez em sua história garantiu vaga na final da competição europeia. O time comandado por Gareth Southgate vai enfrentar a Itália na decisão.

Diante de um público eufórico de 64 mil torcedores, coube a Harry Kane garantir a vitória — o atacante e capitão da Inglaterra marcou o gol decisivo na prorrogação ao aproveitar rebote em pênalti defendido por Schmeichel —, mas não sem a ajuda de Sterling, que sofreu a penalidade e participou do primeiro gol dos ingleses. No tempo normal, Damsgaard abriu o placar para os dinamarqueses e Kjaer (contra) empatou.

Além da "estreia" em uma final de Euro, será a primeira decisão da Inglaterra em 55 anos — a última foi na Copa do Mundo de 1966.

A final da Eurocopa está marcada para às 16h (de Brasília) do próximo domingo (11). O palco da decisão será novamente o estádio de Wembley, em Londres.

Homenagem a Eriksen

Antes de a bola rolar, Christian Eriksen foi homenageado em Wembley. Harry Kane, ex-companheiro do dinamarquês no Tottenham, deu uma camisa autografada por todos os jogadores da Inglaterra a Simon Kjaer, capitão da Dinamarca. Além disso, um bandeirão com a camisa de Eriksen foi estendido no gramado.

Eriksen sofreu uma parada cardíaca em campo na estreia da Dinamarca na Euro. Ele foi atendido pelos médicos ainda no gramado e recebeu massagem cardíaca após desmaiar.

Inglaterra leva 1º gol na Euro

gol dinamarca - UEFA via Getty Images - UEFA via Getty Images
Jordan Pickford se estica, mas não consegue evitar gol da Dinamarca na semifinal da Eurocopa
Imagem: UEFA via Getty Images

Foram cinco jogos sem nenhum gol sofrido, mas a Inglaterra foi vazada pela primeira vez na atual edição da Eurocopa nesta quarta-feira. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Damsgaard cobrou falta com precisão e abriu o placar em Wembley.

Curiosamente, o gol dinamarquês aconteceu quatro minutos após o goleiro Jordan Pickford estabelecer um novo recorde de tempo sem ser vazado pela seleção inglesa (721 minutos). A melhor marca anterior era de Gordon Banks e já durava 55 anos.

Reação rápida dos ingleses

O susto pelo gol sofrido, no entanto, durou pouco. Aos 38 minutos, Harry Kane conseguiu belo passe na direita para Saka, que cruzou em direção a Sterling no meio da área. O zagueiro Kjaer tentou cortar no meio do caminho e marcou contra.

Um minuto antes, a Inglaterra havia parado em grande defesa de Schmeichel após chute à queima-roupa de Sterling.

Harry Kane erra pênalti e marca no rebote

Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, a disputa pela vaga na final foi para a prorrogação. Os ingleses dominaram a primeira parte do tempo extra e conseguiram a vantagem aos 13 minutos, com Harry Kane. O atacante desperdiçou cobrança de pênalti, mas aproveitou rebote de Schmeichel e completou para a rede.

No segundo tempo da prorrogação, a Dinamarca não teve forças para reagir. Os ingleses controlaram bem os minutos finais e garantiram a vantagem para avançar à final inédita.