Inglaterra vence Dinamarca na prorrogação e vai à final da Euro pela 1ª vez
O sonho do inédito título da Eurocopa nunca esteve tão perto para os ingleses. Na tarde de hoje, a Inglaterra venceu a Dinamarca na prorrogação por 2 a 1, em Wembley, e pela primeira vez em sua história garantiu vaga na final da competição europeia. O time comandado por Gareth Southgate vai enfrentar a Itália na decisão.
Diante de um público eufórico de 64 mil torcedores, coube a Harry Kane garantir a vitória — o atacante e capitão da Inglaterra marcou o gol decisivo na prorrogação ao aproveitar rebote em pênalti defendido por Schmeichel —, mas não sem a ajuda de Sterling, que sofreu a penalidade e participou do primeiro gol dos ingleses. No tempo normal, Damsgaard abriu o placar para os dinamarqueses e Kjaer (contra) empatou.
Além da "estreia" em uma final de Euro, será a primeira decisão da Inglaterra em 55 anos — a última foi na Copa do Mundo de 1966.
A final da Eurocopa está marcada para às 16h (de Brasília) do próximo domingo (11). O palco da decisão será novamente o estádio de Wembley, em Londres.
Homenagem a Eriksen
Antes de a bola rolar, Christian Eriksen foi homenageado em Wembley. Harry Kane, ex-companheiro do dinamarquês no Tottenham, deu uma camisa autografada por todos os jogadores da Inglaterra a Simon Kjaer, capitão da Dinamarca. Além disso, um bandeirão com a camisa de Eriksen foi estendido no gramado.
Eriksen sofreu uma parada cardíaca em campo na estreia da Dinamarca na Euro. Ele foi atendido pelos médicos ainda no gramado e recebeu massagem cardíaca após desmaiar.
Inglaterra leva 1º gol na Euro
Foram cinco jogos sem nenhum gol sofrido, mas a Inglaterra foi vazada pela primeira vez na atual edição da Eurocopa nesta quarta-feira. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Damsgaard cobrou falta com precisão e abriu o placar em Wembley.
Curiosamente, o gol dinamarquês aconteceu quatro minutos após o goleiro Jordan Pickford estabelecer um novo recorde de tempo sem ser vazado pela seleção inglesa (721 minutos). A melhor marca anterior era de Gordon Banks e já durava 55 anos.
Reação rápida dos ingleses
O susto pelo gol sofrido, no entanto, durou pouco. Aos 38 minutos, Harry Kane conseguiu belo passe na direita para Saka, que cruzou em direção a Sterling no meio da área. O zagueiro Kjaer tentou cortar no meio do caminho e marcou contra.
Um minuto antes, a Inglaterra havia parado em grande defesa de Schmeichel após chute à queima-roupa de Sterling.
Harry Kane erra pênalti e marca no rebote
Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, a disputa pela vaga na final foi para a prorrogação. Os ingleses dominaram a primeira parte do tempo extra e conseguiram a vantagem aos 13 minutos, com Harry Kane. O atacante desperdiçou cobrança de pênalti, mas aproveitou rebote de Schmeichel e completou para a rede.
No segundo tempo da prorrogação, a Dinamarca não teve forças para reagir. Os ingleses controlaram bem os minutos finais e garantiram a vantagem para avançar à final inédita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.