PUBLICIDADE
Topo

Eurocopa - 2021

Itália vence a Espanha nos pênaltis e vai à final da Eurocopa

Federico Chiesa comemora gol da Itália contra a Espanha pela semifinal da Eurocopa - Getty Images
Federico Chiesa comemora gol da Itália contra a Espanha pela semifinal da Eurocopa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/07/2021 18h41

Classificação e Jogos

A Itália está na final da Eurocopa. Na tarde de hoje, a seleção italiana venceu a Espanha nos pênaltis (4 a 2) após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação e garantiu vaga na decisão da competição europeia. O adversário sairá do confronto entre Inglaterra e Dinamarca.

Diante de 60 mil torcedores em Wembley, brilhou a estrela de Donnarumma. O goleiro defendeu a cobrança de Morata na disputa de pênaltis e encaminhou a classificação da Azzurra. Coube a Jorginho, brasileiro naturalizado italiano, converter o pênalti decisivo e levar a Itália à final da Euro após nove anos — a última vez havia sido em 2012, justamente contra a Espanha.

No tempo normal, Chiesa havia colocado a Itália em vantagem, e Morata saiu do banco de reservas para empatar. Nas penalidades, porém, o atacante espanhol foi um dos jogadores que desperdiçaram a cobrança. Olmo e Locatelli também erraram.

Este é o 33º jogo consecutivo sem derrota dos italianos. A seleção comandada por Roberto Mancini não é superada desde setembro de 2018.

Agora, a Itália aguarda o vencedor de Inglaterra e Dinamarca, que se enfrentam amanhã, às 16h (de Brasília), também em Wembley. A final será no próximo domingo (11).

Espanha domina, mas Itália acerta a trave

euro - Getty Images - Getty Images
Itália x Espanha, pela semifinal da Eurocopa
Imagem: Getty Images

O primeiro tempo terminou sem gols, mas não por falta de chances. Principalmente pelo lado espanhol, que dominou as ações na etapa inicial e teve ao menos duas boas oportunidades para marcar. A principal delas esteve nos pés do atacante Olmo, que aproveitou bola sobrada dentro da área e bateu forte. Donnarumma, bem posicionado, fez bela defesa.

Pouco antes do intervalo, a Itália assustou ao mandar uma bola na trave, com o brasileiro naturalizado italiano Emerson. Ele recebeu passe após disparada pela esquerda e chutou cruzado para carimbar o travessão.

Itália sai na frente com Chiesa

O Itália inaugurou o placar aos 14 minutos do segundo tempo. Após contra-ataque iniciado por Donnarumma, Insigne trabalhou com Immobile pelo meio, e a bola sobrou para Chiesa, que limpou a marcação e bateu colocado para marcar.

Com a vantagem, os italianos tiveram ainda outras duas chances para ampliar. A melhor delas aos 34, quando Berardi recebeu na entrada da área e chutou rasteiro, mas parou em defesa de Simón.

Morata iguala o placar

morata - Getty Images - Getty Images
Alvaro Morata comemora gol da Espanha contra a Itália, pela semifinal da Eurocopa
Imagem: Getty Images

Quando parecia que a Itália era a dona do jogo veio a reação espanhola. Morata, que havia entrado na vaga de Ferrán Torres após o gol dos italianos, foi acionado por Olmo dentro da área e bateu na saída de Donnaruma para igualar o placar aos 34 minutos.

O empate deu novo ânimo aos espanhóis, que pressionaram pela virada ainda no tempo normal. Busquets teve a chance, aos 37, depois que Donnaruma saiu mal do gol após cruzamento. O volante, no entanto, cabeceou para fora.

Donnarumma brilha, e Jorginho decide

Depois de uma prorrogação de poucas chances para os dois lados, a vaga na final foi decidida nos pênaltis. E o grande herói da disputa foi o goleiro Donnarumma, que pegou a cobrança de Morata — antes, Olmo havia chutado por cima do gol. Jorginho ainda mostrou categoria e muita frieza para converter a última e decisiva penalidade para os italianos.