Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 destaques da Eurocopa que podem mudar de time na janela de transferências

Sucesso com a Itália, Insigne está na mira do Barcelona - Getty Images
Sucesso com a Itália, Insigne está na mira do Barcelona Imagem: Getty Images

07/07/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para a maioria esmagadora dos 624 jogadores originalmente inscritos na Eurocopa-2020, a competição que reúne as seleções mais poderosas do Velho Continente já chegou ao fim.

Agora que, pelo menos para eles a bola parou de rolar, é o momento de colher os frutos do futebol mostrado ao longo do último mês e descolar novas (e melhores) oportunidades profissionais para a sequência da carreira.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas que se destacaram na Euro, viram seus nomes ficarem em alta no Mercado da Bola internacional e agora devem mudar de clube para a próxima temporada.

LORENZO INSIGNE
Meia-atacante
30 anos
Itália
Napoli (ITA)

Faz tempo que o mundo do futebol sabe que o baixinho dono da camisa 24 do Napoli joga demais. Quase uma década atuando em alto nível no sul da Itália faz com que as grandes atuações de Insigne na Eurocopa não sejam surpresa para ninguém que acompanha atentamente os campeonatos nacionais mais importantes do mundo. Mas o sucesso do camisa 10 da Azzurra no torneio continental está abrindo portas que até então pareciam fechadas para ele. De acordo com o jornal "Corriere dello Sport", Barcelona e Tottenham estão de olho no astro italiano. A aposta dos dois clubes é que Insigne, cujo contrato vence no próximo ano, não consiga o aumento que tanto deseja no Napoli. Assim, o clube poderia colocá-lo à venda por um preço aceitável já nesta janela de transferências para não correr o risco de perder o craque sem nenhum retorno financeiro.

RAHEEM STERLING
Atacante
26 anos
Inglaterra
Manchester City (ING)

Sterling comemora gol da Inglaterra contra a Croácia na Eurocopa - Pool via REUTERS - Pool via REUTERS
Imagem: Pool via REUTERS

Apesar de já ter marcado três gols na Euro e de ser um dos principais responsáveis pelo sucesso da Inglaterra na competição, o atacante não vive seus melhores dias no Manchester City. Sterling foi reserva da equipe comandada por Pep Guardiola durante a maior parte da temporada passada e nada indica que suas atuações no continental tenham sido suficientes para convencer o treinador catalão a mudar essa situação. Como o City deseja contratar novos jogadores para atuar pelos lados do seu ataque, alguns nomes do seu elenco atual precisam ser negociados. E Sterling está entre eles. Antes mesmo da Euro começar, as apostas na Inglaterra eram de que o jogador se mudaria para o Arsenal. E esse continua sendo seu futuro mais provável.

JOAKIM MAEHLE
Lateral
24 anos
Dinamarca
Atalanta (ITA)

Joakim Maehle (Dinamarca) - AFP - AFP
Imagem: AFP

O polivalente dinamarquês, que pode jogar pelos dois lados do campo e sabe fazer os papéis de lateral, ala e meia-atacante, vive uma ascensão meteórica. Depois uma carreira construída na Bélgica, ele chegou à Atalanta no começo do ano e agora já é um dos principais nomes da Euro. Quase todas as jogadas ofensivas da Dinamarca começam ou terminam no ala esquerdo, que já marcou dois gols e deu uma assistência na competição. O sucesso do jogador já despertou a atenção de alguns dos maiores clubes do mundo. De acordo com diferentes veículos da imprensa europeia, Chelsea e Inter de Milão estão na briga por Maehle. As duas equipes utilizam o sistema com três zagueiros, o mesmo da Atalanta e da seleção dinamarquesa, que potencializa as qualidades do destaque da Euro.

HARRY KANE
Atacante
27 anos
Inglaterra
Tottenham (ING)

Harry Kane é um dos nomes mais valorizados desta janela de transferências - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Autor de três gols na Euro e capitão da semifinalista Inglaterra, o astro do Tottenham tem deixado claro em entrevistas dadas nos últimos meses que gostaria de ser negociado nesta janela de transferências para ter a oportunidade de jogar em um clube que lhe dê mais possibilidades de lutar por títulos. A decisão de Kane (somada ao esfriamento nas negociações por Erling Haaland) o transformou no centroavante mais desejado do Mercado da Bola na atualidade. O Manchester City parece ser o time mais empenhado em contratá-lo, mas Chelsea, Manchester United e Paris Saint-Germain também já foram apontados como candidatos a próximo destino do goleador.

PATRIK SCHICK
Atacante
25 anos
República Tcheca
Bayer Leverkusen (TCH)

Patrik Schick, atacante da República Tcheca - REUTERS/Robert Perry - REUTERS/Robert Perry
Imagem: REUTERS/Robert Perry

O grandalhão centroavante tcheco já se despediu da Euro, mas deixou cinco gols (um deles o mais impressionante da competição, marcado em um chute do meio do campo) na memória dos torcedores e dos observadores dos clubes mais poderosos do planeta. De acordo com o site "Calciomercato", várias equipes da Inglaterra estão discutindo a possibilidade de contratar Schick. A principal delas é o Arsenal, que já se interessou pelo jogador no passado e agora está disposto a retomar as negociações com seu estafe. Tottenham, Everton e Brighton também estão nessa fase de paquera e consideram a hipótese de apresentarem propostas ao Bayer Leverkusen.

JANNIK VESTERGAARD
Zagueiro
28 anos
Dinamarca
Southampton (ING)

Vestergaard (Dinamarca) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mais um dos responsáveis por fazer da Dinamarca a seleção mais surpreendente da Euro, o zagueiro já tem uma carreira sólida na primeira divisão da Inglaterra e defende o Southampton há três temporadas. Mas a boa campanha no torneio de seleções pode fazer Vestergaard subir mais um degrau na escadinha da Premier League e chegar a um clube que costumeiramente briga na parte de cima da tabela. Segundo o jornal britânico "Daily Mail", o defensor encabeça a lista de desejos do Tottenham para a vaga do belga Toby Alderweireld, que pediu para ser negociado. De acordo com a publicação, o negócio pode movimentar até 20 milhões de euros (R$ 122 milhões).

DENZEL DUMFRIES
Lateral direito
25 anos
Holanda
PSV Eindhoven (HOL)

Dumfries (Holanda) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de a Holanda ter sido eliminada ainda nas oitavas de final, Dumfries teve tempo de sobra para se consolidar como um dos melhores jogadores da Euro. Liberado para atacar graças ao esquema de três zagueiros usado pela seleção laranja, o jogador do PSV impressionou pelo misto de velocidade, força física e presença de área que lhe garantiu dois gols na competição. Quem não ficou alheia a esse bom futebol foi a Inter de Milão. De acordo com o jornal holandês "De Telegraaf", a atual campeã italiana elegeu Dumfries como o substituto perfeito para Achraf Hakimi, de saída para o Paris Saint-Germain, e deve iniciar uma investida pelo jogador nos próximos dias.