Topo

Botafogo

Botafogo estreia comissão técnica com filho de treinador no comando

Emiliano Díaz, auxiliar do Botafogo, conversa com elenco em apresentação - Gabriel Baron/BFR
Emiliano Díaz, auxiliar do Botafogo, conversa com elenco em apresentação Imagem: Gabriel Baron/BFR

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2020 04h00

O Botafogo deveria iniciar nesta segunda-feira seu quarto ciclo na temporada. Após Alberto Valentim, Paulo Autuori e Bruno Lazaroni chegou a vez de Ramón Diáz comandar o Alvinegro. Mas não é bem assim. É que o novo treinador teve que passar por uma cirurgia de emergência [retirada de um tumor benigno na tireoide] e não está disponível. Assim, caberá a seu filho e auxiliar Emiliano Diáz ficar à beira do gramado diante do Red Bull Bragantino hoje, às 20h (horário de Brasília), no Nilton Santos.

Com 37 anos, ele trabalha com o pai desde 2010, quando encerrou sua breve carreira como jogador de futebol. Juntos, passaram por River Plate, seleção paraguaia, Al- Hilal, Al-Ittihad, Piramyds FC e Libertad. Segundo Emiliano, ele e o pai fazem uma divisão, uma espécie de policial bom, policial ruim.

"Sempre digo aos jogadores: Ramón vai explicar tudo que está bem na sua carreira, eu vou explicar tudo que está ruim. Nos completamos bem", disse Emiliano a uma rádio do Paraguai no início do ano, durante passagem pelo Libertad.

E a torcida pode se acostumar com Emiliano, já que seu pai, Ramón Días, ainda ficará dez dias em recuperação no Paraguai. Assim, sua provável estreia poderá ocorrer contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, no dia 25. Se ficar muito em cima, ele encara o Flamengo, no Nilton Santos, no dia 5 de dezembro.

Mais novidades

O Botafogo deverá ter outras novidades também em campo. Eber Béssa recebeu mais oportunidades na última semana e poderá ter uma chance entre os titulares. Além disso, Marcinho e Cesinha foram relacionados pela primeira vez na temporada. O lateral se recupera de lesão no joelho, enquanto o jovem apoiador foi recém-contratado junto ao Internacional. Os dois devem ficar no banco de reservas.

Recuperado da Covid-19, Diego Cavalieri está novamente à disposição do Botafogo, que contou com o jovem Saulo na última rodada. Por outro lado, o Alvinegro não poderá contar com Kelvin e Ângulo.

BOTAFOGO X RB BRAGANTINO

Data e hora: 16/11/2020, às 20h (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; José Welison (Rentería ou Eder Bessa), Caio Alexandre, Honda e Bruno Nazário; Matheus Babi e Pedro Raul. Técnico: Emiliano Diáz (interino)

RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Raul, Ryller e Claudinho; Artur, Cuello e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri

Botafogo