Topo

Palmeiras

Palmeiras se despede do "Cebolismo" depois de Luxa e sob olhares de Abel

Andrey Lopes comanda o Palmeiras durante a vitória sobre o Red Bull Bragantino pela Copa do Brasil - Cesar Greco/Palmeiras
Andrey Lopes comanda o Palmeiras durante a vitória sobre o Red Bull Bragantino pela Copa do Brasil Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 04h00

O Palmeiras está prestes a dar inicio à era Abel Ferreira. O time alviverde se despede nesta segunda-feira (2) de Andrey Lopes, o Cebola, interino que substituiu Vanderlei Luxemburgo nos últimos quatro jogos e voltará ao posto de auxiliar da comissão fixa com a chegada do treinador português. O duelo será contra o Atlético-MG, pela 19ª rodada do Brasileirão, no Allianz Parque, a partir das 17h.

Recém-contratado pelo Palmeiras, com anúncio oficial na última sexta-feira (30), Abel Ferreira acompanhará a partida, como ele mesmo disse em uma entrevista concedida no embarque ao Brasil. "A primeira coisa será ver o jogo, estar com os nossos jogadores. Isso é o mais importante agora: começar a trabalhar o mais rápido possível", disse Abel, que desembarca em São Paulo nesta segunda-feira.

Abel, dessa forma, verá um Palmeiras bem diferente em relação ao de Vanderlei Luxemburgo, sobretudo no quesito resultados. Com Luxa, o Palmeiras emendou três derrotas seguidas. Depois, somou uma sob o comando de Andrey.

O chamado "Cebolismo", entretanto, ajudou na recuperação palmeirense. Com o interino, o time alviverde venceu os últimos três jogos. Primeiro, o Tigre, pela última partida da fase de grupos da Libertadores, com um triunfo por 5 a 0 no Allianz Parque. Em seguida, obteve duas vitórias fora de casa: 3 a 0 no Atlético-GO, pelo Brasileirão, e 3 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

A principal mudança na equipe aconteceu no último duelo: Felipe Melo, zagueiro sob o comando de Luxemburgo, voltou a atuar como volante no meio-campo. O capitão palmeirense deve atuar nessa posição diante do Atlético-MG e aguarda a chegada de Abel para conhecer os planos para os próximos meses.

Abel Ferreira já deve estar à frente do time alviverde diante do Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, no confronto que define a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo será na próxima quinta-feira (5). O Palmeiras avança até com derrota por um gol de diferença.

No Brasileirão, a equipe busca a aproximação no pelotão da frente. Depois do período instável com Luxemburgo, o Palmeiras saiu até da zona de classificação à Libertadores 2021. Com 25 pontos em 17 jogos, o time ocupa a sétima posição na tabela. Já o Atlético-MG é o terceiro colocado, com 32 pontos.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG

Data: 2 de novembro de 2020, segunda-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Competição: Brasileirão (19ª rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Eder Alexandre (ambos de SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gabriel Veron, Wesley e Luiz Adriano. Técnico: Andrey Lopes (interino).

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Nathan (Matías Zaracho); Savarino, Eduardo Sasha e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli.

Palmeiras