Topo

Palmeiras

Técnico do Palmeiras acumulou expulsões em Portugal e virou meme "pistola"

Abel Ferreira é expulso durante a partida entre Braga e Belenenses - Gualter Fatia/Getty Images
Abel Ferreira é expulso durante a partida entre Braga e Belenenses Imagem: Gualter Fatia/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

31/10/2020 04h00

Se levarmos em consideração seu histórico, as entrevistas coletivas de Abel Ferreira, novo técnico do Palmeiras, repercutirão por aqui. No período em que esteve no Braga, seu primeiro clube como treinador, o português colecionou declarações exaltadas que acabaram virando até memes.

Assim que foi apresentado ao clube português, Abel já deixou claro que só permaneceriam os jogadores de caráter. "Os que não têm, vamos ter que deixar sair, porque só terão lugar os melhores, os que estiverem comprometidos com nossos valores e nossas metas".

O "papo reto" logo na chegada pareceu até tranquilo depois que as outras entrevistas coletivas foram sendo dadas. Na mais famosa delas, aquela que rodou pela internet, avisou o que aconteceria com ele caso os resultados não aparecessem: "vou-me embora! Dou lugar a outro. Se não ganhar, dou lugar a outro!".

Tempos depois, já no comando do PAOK, da Grécia, Abel disse ao "Canal 11", de Portugual, ter errado na declaração exaltada. "Aquele é um treinador que está alterado por algo que aconteceu. Aquele não sou eu. (...) eu tenho que ser eu próprio, mas quando eu olho para aquilo, aquilo são as emoções falando".

Em outra oportunidade, deu um sermão nos jornalistas ao ser questionado se esperava uma resposta forte após fazer críticas ao Benfica. "Os jogos são ganhos dentro do campo, os campeonatos são ganhos dentro do campo e é dentro do campo que eu quero competir, não é aqui. Aqui no microfone eu não quero competir com ninguém. Para ser bom jornalista, não tem que procurar polêmicas, tem que dizer a verdade".

Na sequência, disse que não dava recados. "Quando tenho problema faço como os homens fazem, resolvo pessoalmente".

Mas não é apenas no microfone que o jeito explosivo de Abel deu as caras. Durante a temporada 2018/19, ele foi expulso três vezes durante jogos com o Braga. Em um deles, contra o Portimonense, se irritou com um impedimento - bem marcado - e foi retirado de campo com 38 minutos de partida.

"Injustiça é algo que me deixa revoltado. Quando eu erro, sou o primeiro a dizer que errei. Fui três vezes expulso esse ano, e muito bem expulso nas duas primeiras. Foram vergonhosas as multas que me deram, era para ser um valor muito maior. (...) Futebol é um jogo de emoções que nos tiram do sério, mas não sabia que a injustiça me tirava do sério também", desabafou na mesma coletiva em que virou meme.

Abel Ferreira acertou contrato com o Palmeiras até o fim de 2022. O clube alviverde não informou quando acontecerá a apresentação do novo treinador. É esperar para ver se as entrevistas dele também virarão memes por aqui.

Palmeiras