Topo

Dorival Júnior: "Um dia acertei com um clube e o Andrés me questionou"

Do UOL, em São Paulo

15/09/2020 16h34

O técnico Dorival Júnior está no mercado desde a demissão do Athletico-PR, no fim de agosto, quando o time teve uma sequência ruim de resultados enquanto ele estava afastado após ter testado positivo para a covid-19. Com o Corinthians sem um técnico efetivo desde a demissão de Tiago Nunes na última semana, ele se esquiva de falar se assumiria o cargo caso fosse chamado pela direção corintiana, mas revela que já tomou 'uma bronca' em outra oportunidade de Andrés Sanchez, presidente do clube, por ter fechado com outra equipe.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, do UOL, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Dorival explica o episódio em que Andrés Sanchez reprovou seu acerto com outro clube e evita responder se aceitaria caso fosse chamado pelo dirigente para o Corinthians.

"Com o Andrés eu tive uma conversa com ele e um dia eu acertei com determinado clube' e ele falou 'por que você acertou? Não era para ter acertado, porque você estava vendo o movimento do mercado'. Eu só falei 'Andrés, eu não tenho uma bola de cristal, eu não vou ficar torcendo aqui para treinador sair para eu assumir'. E sempre que acontecia, eu saia de um clube e praticamente no dia seguinte tinha outro convite, então eu nunca fiz planejamento de carreira", afirma Dorival.

O treinador cita ainda o respeito a Dyego Coelho, técnico interino do Corinthians, para não apontar se aceitaria ou não ser o substituto de Tiago Nunes no clube alvinegro.

"A gente falar em hipótese, em suposição, é muito complicado, não dá para fazer isso. Eu estaria sendo muito leviano. Primeiro, porque tem um profissional lá dentro, que está trabalhando, certo? Independente de não ser o treinador efetivo do Corinthians, não importa, é um profissional que merece respeito, consideração e ele tem que estar lá tranquilo para poder estar focando aquilo que ele deseja, que ele queira, para tentar implantar. Com a saída do Tiago, acabou ficando nas mãos de um profissional que é uma pessoa que eu tenho consideração e respeito", diz Dorival.

Ao mesmo tempo em que evita falar sobre assumir um novo clube no momento, Dorival Júnior também destaca que sempre teve oportunidades seguidas após sair dos clubes nos quais trabalhou e ressalta que nunca teve carta-branca para escolher com quais jogadores gostaria de trabalhar e se diz feliz por ter seu nome considerado quando algum clube está em busca de treinador.

"Eu fico muito feliz que todas as vezes em que sai um nome ou outro, pode ser de um time mais inferior, de um time médio, de um time grande, eles acabam ventilando o nome do Dorival, então alguma coisa de bom eu acho que nós deixamos nos clubes que passamos, deixamos uma boa impressão", diz o técnico.

"E fico feliz por um motivo e eu estava fazendo uma avaliação nesses últimos meses. Eu nunca peguei um clube que o presidente chegou para mim e falou assim 'Dorival, pode contratar quem você quiser'. Ao contrário, em todos os times que eu peguei, aqueles que eu tive que montar, foi com a faca nos dentes, sem dinheiro, sem condições de poder, foi assim desde o Figueirense, minha primeira equipe aqui que eu montei", completa.

Sem estipular prazo para voltar a trabalhar em algum clube, Dorival Júnior também fala sobre a pressão de torcedores sobre os jogadores e demais profissionais de futebol, como ocorreu nos últimos dias no Figueirense e no próprio Corinthians, aborda a formação de jogadores de futebol no Brasil, o tempo de trabalho dado aos técnicos, a forma como ocorreu a sua demissão do Athletico-PR e ainda avalia o trabalho dos treinadores estrangeiros no Brasil e a reação dos brasileiros às chegadas de nomes como Jorge Jesus, Jorge Sampaoli, Eduardo Coudet e Domènec Torrent.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.