Topo

Santos

De minimíssil a falta: Marinho destoa e participa de 75% dos gols do Santos

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 04h00

O atacante Marinho voltou a ter um papel fundamental no Santos ao marcar um gol de falta no empate por 2 a 2 com o Vasco na última quarta-feira (2), na Vila Belmiro. Do famigerado "minimíssil aleatório", batizado por ele mesmo, ao acerto na bola parada diante dos cariocas, o jogador participa de 75% dos gols santistas no Campeonato Brasileiro.

Em sete rodadas, Marinho foi às redes em quatro oportunidades, além de ter dado duas assistências a companheiros. Com pouca produção de outros jogadores, o Santos soma oito gols marcados no Brasileirão.

Para se ter uma ideia de como Marinho destoa no elenco comandado pelo técnico Cuca, o segundo jogador com mais participações é Soteldo, com duas: um gol e uma assistência (25% do total).

Marinho passou a viver a fase artilheira na retomada do futebol, em julho, ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista. O jogador santista voltou à ativa àquela altura depois de ser recuperar de uma fratura no pé esquerdo logo na primeira partida da temporada.

No Estadual, entrou em campo quatro vezes e manteve a boa média de gols: foram três. No Brasileirão, sem lesão, passou a fazer a diferença logo na estreia, diante do Red Bull Bragantino, no empate por 1 a 1 na Vila, em chute de longe.

Na terceira rodada, Marinho participou de todos os gols do Santos na vitória por 3 a 1 sobre o Athletico-PR, novamente na Vila. O atacante fez um e deu assistências para Felipe Jonatan e Soteldo. Na partida seguinte, fez um único gol do triunfo contra o Sport, na Ilha do Retiro.

Por fim, depois de ter um gol anulado contra o Flamengo na rodada passada, Marinho voltou às redes contra o Vasco, em cobrança de falta de longe, com chute colocado, na Vila Belmiro.

O desempenho de Marinho é superior, inclusive, ao do artilheiro do Brasileirão. Thiago Galhardo, do Inter, soma cinco gols e duas assistências na competição. Como o time gaúcho fez 11 gols em sete rodadas, a proporção é de 63,6%.

O Santos, 11º colocado com oito pontos, volta a campo amanhã (5) para enfrentar o Ceará no Castelão. A bola rola a partir das 21h (horário de Brasília).

Santos