Topo

Flamengo inicia Era Domènec no papel de time a ser batido no Brasil

Domènec Torrent orienta Arão em seu primeiro treino como técnico do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Domènec Torrent orienta Arão em seu primeiro treino como técnico do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/08/2020 04h00

Campeão da última edição do Campeonato Brasileiro, o Flamengo inicia hoje a defesa de seu "cinturão". Com portões fechados, a equipe recebe a visita do Atlético-MG, às 16h, no Maracanã, em jogo que marca a estreia de Domènec Torrent no comando.

O espanhol assume uma equipe que virou modelo no país e inicia a corrida com status de favorito absoluto. Além do rival de hoje, o Fla irá encarar outros 18 clubes que querem desbancar o Rubro-negro e tirar uma casquinha dos atuais campeões.

Apesar de ter montado times fortes nos últimos anos, fazia tempos que o Rubro-negro não iniciava a competição nacional neste papel de ator principal. Desde os tempos de Zico e companhia que não cabia ao clube essa responsabilidade de ser o "bicho papão".

Para azar dos adversários, o time que era forte foi ainda mais encorpado em 2020. Além de conseguir manutenção de seus principais jogadores, a direção foi ao mercado e trouxe nomes do calibre de Pedro, Michael, Léo Pereira, dentre outros.

"A pressão é constante no Flamengo. Nunca entrei num campeonato para ver no que vai dar. Sempre entramos com pressão para ser campeão, por tudo que a gente vem fazendo nos campeonatos. Eu tiro de letra isso. A gente tem de se manter concentrado no trabalho e na evolução da equipe para chegar em fevereiro levantando a taça", disse Willian Arão.

A hegemonia é um plano traçado no clube, que espera ganhar taças importantes em série. Em 2019, os primeiros passos foram dados e a tarefa é manter o nível elevado. Dos três troféus disputados em 2020, o Fla levantou todos. Agora, o bicampeonato nacional passa a entrar na ordem do dia na Gávea.

"O que a gente quer é não falar em hegemonia, mas em crescimento. Queremos continuar crescendo. Consequentemente vão vir as vitórias, os campeonatos, e aí a hegemonia vai ser algo normal", completou o volante.

Com apenas uma semana de trabalho, a tendência é que Dome inicie a sua trajetória mantendo a base deixada por Jorge Jesus. Com isso, o mais provável é que o time titular seja mantido. Em sua chegada, o treinador disse que seria imprudente fazer mudanças mais drásticas em um primeiro momento. Com novidade no banco de reserva e ainda mais força no grupo, o Flamengo só não quer mudança na rotina de levantar taças.