Topo

T. Nunes cita Corinthians invicto e explica critério pra escolher batedores

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/08/2020 20h15

Após o Corinthians perder o título paulista nos pênaltis para o Palmeiras (4 x 3) após empate por 1 a 1 no 'tempo normal', hoje (8), no Allianz Parque, o técnico Tiago Nunes amenizou a chance desperdiçada de conquistar o tetracampeonato inédito do Paulistão. O treinador utilizou de argumento a evolução do time em relação aos resultados após o retorno da parada do futebol por conta do coronavírus.

Tiago Nunes, inclusive, fez questão de dizer que o Corinthians perdeu o título, mas segue invicto neste período. Foram seis jogos, com quatro vitórias e dois empates no tempo normal, e apenas um gol sofrido.

"Partindo do princípio que é um ano de transformação de muitas mudanças na condução de futebol do clube, principalmente o que tange ao elenco, a característica do jogo, é natural essa oscilação. Houve isso no início da temporada, tivemos dificuldades de resultados. Até jogos muito bons, mas problemas com resultados. Tivemos o problema com a pandemia, que continua tendo, uma parada forçada de pouco mais de três meses que nos ajudou a refletir, a reorganizar os conceitos para a nossa equipe. Hoje voltamos muito bem, com uma equipe mais consistente, bons resultados, fizemos seis jogos após a parada e há de se ressaltar que não é fácil por que foram seis jogos em 16 dias", afirmou Tiago Nunes.

"Uma conta muito ruim, muito difícil. Você joga menos de três dias e tem que jogar de novo. E só decisão. E estamos invictos ainda, perdemos o título, mas não perdemos o jogo. Fizemos uma atuação de Corinthians, lutando, acreditando até o final e tentando superar os nossos limites", completou.

Batedores de pênaltis

Tiago Nunes explicou o critério utilizado para escolher os batedores de pênaltis na decisão. O treinador sofreu críticas da torcida nas redes sociais após a perda do título pois começar a série de cinco cobranças com o lateral reserva, Michel Macedo, que errou a primeira cobrança. Cantillo, que também entrou na segunda etapa, perdeu mais uma cobrança. Cássio defendeu a cobrança de Bruno Henrique, mas não foi suficiente.

Grande parte da torcida criticou a ausência do meia Luan entre os batedores. Vale lembrar que o camisa 7 terminou o jogo com joelho sangrando e bastante debilitado fisicamente.

"A questão é pelos treinamentos, os atletas que tiveram aproveitamento bom, pela capacidade de maturidade de bater no momento, porque é um momento muito emocional, o pênalti em si não é o mais importante, o mais importante foi o que produziu durante os jogos, durante esse jogo, finalizando mais do que adversário, ficando mais com a bola do que o adversários, criando melhores chances e agora temos que buscar aprimoramento constante para manter o Corinthians crescendo", disse.

Tiago Nunes repetiu a mesma escalação nos últimos quatros jogos, fato que não ocorria antes da paralisação. No entanto, o treinador mexeu bastante no time na segunda etapa da final de hoje. Aliás, Tiago perdeu Fagner, lesionado, e Michel Macedo entrar.

Além disso, ele colocou Everaldo, Araos, Cantillo e Sidcley nas vagas de Mateus Vital, Ramiro, Gabriel e Carlos Augusto. A equipe não melhorou, mas arrancou empate no final após Jô sofrer pênalti e converter.

Agora o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, quando estreia no Campeonato Brasileiro 2020, diante do Atlético-MG, às 19h15 (de Brasília), em Belo Horizonte.