Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "Ações do Fluminense são para a autoestima do torcedor"

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 04h00

O Fluminense acertou o retorno do centroavante Fred, campeão brasileiro pelo clube em 2010 e 2012, e realizou uma série de ações com planos de sócio-torcedor, inclusive contando com a participação do zagueiro Thiago Silva, o que deu esperança em sua torcida pela volta também do jogador que defende atualmente o Paris Saint-Germain, na França.

No podcast Posse de Bola #36, o jornalista Arnaldo Ribeiro analisa as ações do clube carioca com efeito mais na autoestima do torcedor do que na força do time, considerando o que um jogador como Fred, aos 36 anos, ainda pode render depois de passagens sem brilhar por Atlético-MG e Cruzeiro.

"Em relação ao Fred e Fluminense, eu acho que é mais uma ação, ou ações, o Thiago Silva como sócio-torcedor, para a autoestima do torcedor tricolor. Significou várias coisas em relação a sócios-torcedores do Fluminense, acho importante, significou várias coisas em relação às redes sociais do Fluminense, também acho importante. Agora, se você for pensar, se for me perguntar, para o time do Fluminense, o Fred é um reforço essencial?", questiona Arnaldo.

"O Fred é um jogador que não faz a diferença, como ele fazia, desde a Copa de 2014. Não fez no Atlético-MG, não fez no Cruzeiro, a última campanha com o Cruzeiro, a do rebaixamento, ela indicou que para o Fred jogar, ser titular de algum time, esse time precisa ter uma engenharia em função dele, coisa que não acontecia no Cruzeiro, e eu não sei se vai acontecer no Fluminense, que tem jogadores com as características do Nenê, do Ganso, e de outros", completa o jornalista.

Arnaldo acredita que o técnico Odair Hellmann tem tido trabalho para pensar em como poderá formar o time do Fluminense com a chegada de Fred e o desejo dos torcedores de que ele esteja em campo como um ídolo do clube.

"As ações do Fluminense são mais para o ego do torcedor enquanto a bola e não está rolando do que propriamente para o time. Eu imagino o Odair, sem poder treinar, recebendo essas notícias, esses jogadores e falando 'que time eu vou montar'?, Porque o torcedor vai querer o Fred de titular. E se não vai querer o Ganso, porque ele não estava com muito prestígio, vai querer Fred e Nenê, no mínimo. O Odair deve ter já passado as últimas semanas sem dormir, literalmente", conclui o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.