Topo

Novo exame realizado por Jorge Jesus dá negativo para coronavírus

Novo teste aponta que Jorge Jesus não está infectado pelo Covid-19 - Allan Carvalho/Allan Carvalho/AGIF
Novo teste aponta que Jorge Jesus não está infectado pelo Covid-19 Imagem: Allan Carvalho/Allan Carvalho/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/03/2020 20h07

O novo teste para coronavírus realizado pelo técnico Jorge Jesus deu negativo. O resultado foi divulgado pelo Flamengo na noite de hoje (18). O primeiro exame realizado pelo clube rubro-negro havia sinalizado "positivo fraco ou inconclusivo". Posteriormente, a contraprova apontou resultado "inconclusivo". Ontem (17), o treinador fez nova coleta de material.

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o novo exame realizado pelo técnico Jorge Jesus atestou resultado negativo para o Covid-19. O clube agradece pelo suporte de toda Nação Rubro-Negra ao Mister nos últimos dias", divulgou o clube campeão brasileiro em sua conta no Twitter.

Jorge Jesus, assim como toda a delegação do Rubro-Negro, passou por exames de coronavírus após terem contato com Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente de Consulados e Embaixadas. O dirigente, que testou positivo, teve contato com jogadores e comissão técnica na Colômbia, onde o time encarou o Junior Barranquilla, na estreia na Libertadores, e também no voo de volta ao Brasil.

Após o "positivo fraco" no primeiro teste, o treinador divulgou um vídeo nas redes sociais no qual ressaltava não apresentar sintomas do Covid-19 e agradecia o carinho que estava recebendo.

"Olá! Boa tarde no Brasil e boa noite em Portugal. É verdade que meu teste deu positivo e também é verdade que eu me sinto normal. Hoje me sinto exatamente como me sentia há um dia, há um mês, há um ano, há dois anos, três, quatro [anos] atrás. Sinto uma pessoa completamente normal. Não vejo sintoma algum, mas é verdade que tive o teste positivo. Vou ficar de quarentena. Quero agradecer o carinho de todos os meus amigos, meus fãs, aos meus seguidores e à nação flamenguista por terem partilhado comigo essa minha situação, que penso que, mais semana, menos semana, se Deus quiser, vai voltar à normalidade. Grande beijo em vocês todos e estou muito confiante", disse o português na oportunidade.

No último sábado, o Flamengo encarou a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca, em partida com os portões fechados. Após a partida, Jesus se mostrou incomodado com o fato de a partida ter sido realizada, ressaltando, inclusive, o caso de um amigo próximo em Portugal - a morte foi confirmada no último dia 16.

"Isso do coronavírus, o teste na equipe, as preocupações que a gente pode ter, a nossa família, isso está sendo um problema muito grande dentro da estrutura da família. Sou português sei o que está passando em Portugal, eu perdi um amigo", afirmou, claramente emocionado, ao canal oficial do Flamengo.

Aos 65 anos, o treinador português está numa faixa etária cuja taxa de mortalidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem sido de 3,6% para casos confirmados com o novo coronavírus. Após reunião realizada entre Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes, ficou decidido que o Carioca será paralisado por 15 dias.

Na última segunda-feira, o Flamengo divulgou que os treinos do elenco profissional e da base estão suspensos até a próxima segunda-feira.