Topo

Flamengo joga mal, mas insiste e consegue virada no fim sobre a Portuguesa

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/03/2020 19h59

Sem inspiração nem torcida, o Flamengo jogou mal, mas venceu a Portuguesa hoje, pelo Campeonato Carioca, com direito a virada no fim. O placar de 2 a 1 foi justo pela insistência rubro-negra mesmo com a má atuação, mas o time de Jorge Jesus teve seu pior desempenho em campo em 2020 em um melancólico Maracanã, com portões fechados em função do coronavírus.

Os gols de Marcão (contra) e Arrascaeta, aos 44 e 45 minutos do segundo tempo, mostraram que mesmo com reservas e em uma noite ruim o Flamengo está mesmo um patamar acima das outras equipes no Estadual. Com armas para modificar o panorama que se desenhava desesperador no Maracanã, a equipe conquistou uma vitória inesperada pelas circunstâncias do jogo.

Arrascaeta vai mal, mas decide no fim

O uruguaio Arrascaeta esteve muito longe de suas melhores atuações, mas mostrou que craque decide mesmo quando tudo dá errado. Se jogava mal e errava no último passe na maioria das jogadas, o camisa 14 teve calma para receber, girar e virar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo no Maracanã.

Portuguesa faz quase tudo certo

A cartilha para segurar o Flamengo foi seguida à risca pela Portuguesa: propôs jogo quando possível, recuou suas linhas no início dos dois tempos e abusou dos contra-ataques e ligações diretas nas costas dos zagueiros para tentar surpreender. A equipe jogava por uma bola, e ela veio quando Michael Douglas bateu com desvio para vencer César logo aos 12 minutos do segundo tempo.

Foram 89 minutos rebatendo bolas, desarmando e marcando forte, até que Marcão, que fez ótima partida, marcou contra após chute cruzado de Vitinho. Abalados, os jogadores entraram na correria do Flamengo, que já pressionava muito, e no minuto seguinte, Vitinho achou Arrascaeta na área. O uruguaio girou, venceu Milton Raphael e deu a vitória ao Rubro-Negro, mostrando que os pequenos não têm direito a erros contra o time de Jorge Jesus.

Vitinho entra bem e é o melhor do Flamengo

Vitinho entrou em campo aos 13 minutos do segundo tempo quando o Flamengo perdia por 1 a 0 para a Portuguesa. Pela ponta-esquerda, o atacante foi mais um a tentar de tudo no ataque para tentar furar o bloqueio e virar o placar sobre o time da Ilha do Governador. A insistência do jogador foi premiada no fim com a participação direta no gol contra de Marcão e com o gol que selou a virada aos 45 do segundo tempo.

Bruno Henrique isola duas chances e é o pior

Um dos destaques da equipe desde que chegou ao Flamengo, Bruno Henrique será sempre lembrado pelas grandes atuações, títulos, gols em clássicos e decisões. O craque da Libertadores de 2019, entretanto, teve uma noite para se esquecer no Maracanã. O camisa 27 não só apareceu pouco para o jogo como perdeu duas chances claríssimas na pequena área.

Autor do gol, Michael Douglas se destaca

Improvisado na lateral-esquerda, o volante Michael Douglas esteve atento como um verdadeiro sentinela no Maracanã. O camisa 6 aproveitou um momento de desatenção do Flamengo para avançar pelo seu setor em um contra-ataque, receber na entrada da área e bater firme para vencer César e marcar o gol da Portuguesa.

O jogo

Seja pelo vazio nas arquibancadas ou pelos fatores extracampo que antecederam a partida, Flamengo e Portuguesa fizeram um início de jogo lento e desconcentrado.

Com um time misto, o Rubro-Negro esbarrava também na falta de entrosamento, enquanto a Lusinha, que não tinha nada com isso, aproveitava a desorganização para sair para o jogo. A primeira chance foi do time da Ilha do Governador: aos seis, o veteraníssimo Adriano, de 38 anos, artilheiro da equipe no Carioca, cortou para dentro e soltou uma bomba que tirou tinta da trave de César. Seria um dos poucos bons momentos da primeira etapa.

Até o Flamengo despertar e enfim incomodar o gol de Milton Raphael demoraram quase 30 minutos. Foi quando Everton Ribeiro recebeu de Renê e bateu rasteiro para obrigar o goleiro a fazer difícil defesa no chão. Sete minutos depois, o lateral voltou a avançar e colocou uma bola na cabeça de Bruno Henrique, na marca do pênalti. Diferente do que costuma acontecer, entretanto, o decisivo atacante colocou força demais e mandou por cima das traves.

O intervalo, desta vez, não serviu para que Jorge Jesus conseguisse um "chacoalhão" no Rubro-Negro. O Flamengo voltou ao campo novamente em marcha lenta, e nem mesmo a entrada de Michael na vaga de Pedro modificou o panorama. Sem dormir, a Portuguesa abriu o placar: aos 12, Michael Douglas subiu pela esquerda, bateu forte e contou com um desvio que traiu César para balançar as redes do vazio Maracanã.

Em ato contínuo, o português trocou Diego por Vitinho, tentando dar ânimo ao time. Mesmo com a Lusa recuada e fechando os espaços na entrada de sua área, o Flamengo melhorou. Só que abusou demais dos cruzamentos, fazendo os zagueiros Marcão e Dilsinho aparecerem a todo momento em rebatidas. Aos 30, enfim, o Rubro-Negro incomodou: primeiro Michael avançou pela esquerda, entrou na área e bateu na rede pelo lado de fora. Depois, Bruno Henrique aproveitou bobeira e apareceu sozinho na pequena área, mas novamente mandou por cima.

De tanto insistir, entretanto, o Flamengo foi premiado por tentar de tudo mesmo quando as coisas não iam bem. Aos 44, Vitinho invadiu a área pela esquerda e bateu firme. Marcão, que tinha ganhado quase todas no jogo, desviou contra o próprio patrimônio e balançou as redes a favor do adversário. O empate, de todo jeito, não satisfez o Rubro-Negro, que seguiu pressionando no ataque. No minuto seguinte, Renê achou Arrascaeta, que girou para balançar as redes e virar o jogo no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 x 1 PORTUGUESA

Data e hora: 14/03/2020, às 18h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Júnior
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Thayse Marques Fonseca
Público e Renda: jogo com portões fechados em função do coronavírus.
Gols: Maicon Douglas, aos 12 do 2º tempo, Marcão (contra), aos 44 do 2º tempo e Arrascaeta, aos 45 do 2º tempo.

FLAMENGO: César, Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Arão (Lincoln), Diego (Vitinho), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Michael). Técnico: Jorge Jesus

PORTUGUESA: Milton Raphael, Luis Gustavo, Marcão, Dilsinho e Maicon Douglas (Diego Maia); Diego Guerra, Henrique e Romarinho (André Silva), Chay, Adriano e Cafu (Muniz). Técnico: Rogério Corrêa

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no último parágrafo, Renê serviu Arrascaeta no lance do segundo gol e, não, Vitinho. O erro foi corrigido.