Topo

O que Janderson e Tailson têm em comum e pode fazê-los brilhar no clássico

Janderson e Tailson fazem duelo de dribladores de destaque no Brasileirão - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians e Ivan Storti/Santos FC
Janderson e Tailson fazem duelo de dribladores de destaque no Brasileirão Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians e Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos e em São Paulo

25/10/2019 04h00

Do drible, do improviso, da essência do futebol brasileiro. Janderson, do Corinthians, e Tailson, do Santos, se enfrentam no clássico de amanhã, às 17h, na Arena. O corintiano nasceu na roça e o santista em uma comunidade em Santo André. Da origem humilde, os dois carregam a inocência do drible que os coloca entre os líderes do quesito no Brasileirão.

Em apenas cinco jogos no profissional do Santos, Tailson encantou com sua habilidade para passar pelos marcadores. É do Menino da Vila de apenas 20 anos a marca de maior média de dribles do torneio nacional: quatro por jogo, somando um total de 20, dos quais 18 foram certos.

Janderson tem nove jogos no Campeonato Brasileiro, apenas três como titular, mas ele já conquistou o status de maior driblador do Corinthians. O "prata da casa" não é o jogador que mais driblou do time, até pelo pouco número de jogos, mas ele tem a maior média por jogo do elenco (2,2), com 20 dribles no total.

No geral, Janderson é o sétimo jogador com melhor média de dribles do Brasileirão, ao lado de Dudu, do Palmeiras, atleta já consagrado, e pouco atrás de outros nomes de peso, como Soteldo, do Santos, Everton Cebolinha, do Grêmio, e Michael, do Goiás.

A revelação corintiana já caiu nas graças da torcida justamente por conta dos dribles e por encarar a marcação adversária. Ele estreou como titular contra o Fluminense no Maracanã, em derrota por 1 a 0, mas só chamou a atenção mesmo um mês depois, quando iniciou o jogo contra o Goiás na semana passada e, em pouco minutos, driblou, deu passe e ainda marcou seu primeiro gol como profissional.

No segundo tempo, Janderson, como toda a equipe do Corinthians, cansou e viu o Goiás virar o placar. Por fim, o jogo terminou empatado por 2 a 2, com gol salvador de Gustagol, de pênalti, nos acréscimos. Contra o Cruzeiro, na última rodada, ele voltou a ser titular mas nada pode fazer para evitar a derrota para o Cruzeiro em casa por 2 a 1.

Apesar de rápido e driblador, Janderson precisa melhorar a sua pontaria. Entre os atacantes do Corinthians, ele é um dos que menos acerta: só 30% dos chutes vão no gol. Clayson (56%), Boselli (50%), Love (47,6), Gustavo (43,8%) e Pedrinho (41,5%) estão bem a frente dele no fundamento. Curiosamente, a pontaria também não é o forte de Tailson, que tem 38,5% de acerto nas 13 finalizações que tentou até aqui no Santos.

Janderson também não se destaca nos cruzamentos, com 25% apenas de acerto, mas vai bem quando o assunto é passar a bola: são 123 passes e 87% deles certos. Os números são parecidos com os da joia santista, que tem 30% de aproveitamento nos cruzamentos e 82% de passes certos.

Se o corintiano demorou um pouco a chamar atenção, Tailson foi fulminante no Peixe. O garoto fez um golaço logo em seu primeiro jogo no time profissional, já como titular. Ele marcou em um belo chute cruzado o tento que decretou a vitória santista em cima do Vasco, em São Januário.

O bom desempenho do Menino da Vila, aliado aos desfalques do time por causa de convocações na data Fifa, fez com que o garoto conseguisse uma sequência de quatro jogos como titular. No último jogo, contra o Atlético-MG, ele voltou ao banco.

Jogar um clássico já não é novidade na curta carreira de Tailson. O camisa 39 esteve na vitória sobre o Palmeiras, quando o Santos teve uma atuação de gala na Vila Belmiro, e se destacou com belos dribles. Provável titular contra o Corinthians, o jovem atacante deve fazer seu primeiro clássico fora de casa.