Topo

Vitória sobre Palmeiras reforça Flamengo como novo protagonista no Brasil

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/09/2019 04h00

Mais do que a vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras, o triunfo do Flamengo sobre o rival indica uma espécie de passagem de bastão no futebol brasileiro. Principais potências econômicas do Brasil, cariocas e paulistas têm disputado essa hegemonia nos últimos anos, sempre com vantagem alviverde, que conquistou os Brasileiros de 2016 e 2018, além da Copa do Brasil de 2015. Neste período, o Fla venceu só dois estaduais.

Líder do Brasileiro e classificado à semifinal da Libertadores, competição na qual o Alviverde está eliminado, o Fla, enfim, chega ao tão sonhado protagonismo, movimento iniciado com o processo de saneamento financeiro do clube, em 2013. Após decepções em campo, o Rubro-negro foi com muita força ao mercado e os resultados (além do bom futebol) apareceram.

Em contrapartida, os palmeirenses vivem momento delicado. Com apenas o Brasileiro em disputa, o time atravessa situação difícil, e o técnico Luiz Felipe Scolari vê o tom das cobranças subir. Pelos lados do Fla, lua de mel com a arquibancada e nítida ascensão dentro das quatro linhas. Apesar da curva ascendente, o tom é de cautela na Gávea.

"Fizemos um jogo excelente, completo. Na marcação e com a bola no pé. Foi uma grande vitória, precisávamos confirmar nossa fase. Não é só um momento bom, mas não podemos colocar limites. Estamos num grande momento", disse Filipe Luís.

Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

O lateral-esquerdo integra uma lista de peso que chegou ao clube do meio do ano para cá. Junto dele, o técnico Jorge Jesus recebeu Rafinha, Pablo Marí e Gerson, todos eles titulares do time. Com poder de fogo para investir, o Rubro-negro persegue com força total os objetivos da temporada.

"Está muito cedo ainda, a euforia da torcida não pode entrar no vestiário. A gente ganhou um estadual, mais nada. Se ganhar, a gente fala com mais alegria em dezembro. Aí respondo se esse time é melhor do que o que ganhou o Brasileiro de 2009", ponderou Marcos Braz, vice de futebol do clube.

Após a quarta vitória consecutiva, o Flamengo chegou aos 36 pontos, mesmo número do Santos, mas tem vantagem no saldo de gols (20 a 12). O time dirigido por Jorge Jesus volta a campo no sábado, contra o Avaí, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No embalo da "Nação", o Fla mira os tão sonhados títulos.