Topo

Inglaterra faz 3 gols em 10 minutos e massacra Irã na estreia na Copa

Jovem Jude Bellingham comemora primeiro gol da Inglaterra na Copa do Mundo - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
Jovem Jude Bellingham comemora primeiro gol da Inglaterra na Copa do Mundo Imagem: Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

Diego Garcia e Marcello De Vico

Do UOL, em Doha (QAT) e Santos (SP)

21/11/2022 12h13

Classificação e Jogos

Uma das favoritas ao título, a Inglaterra deu um recado aos rivais em sua estreia: vem forte na Copa do Mundo do Qatar. Semifinalista em 2018 na Rússia, o time inglês não deu qualquer chance à zebra e passeou em sua estreia diante do Irã, hoje (21), no estádio Khalifa International, em Doha. Resultado: goleada maiúscula de 6 a 2 na abertura do grupo B, com direito a três gols em dez minutos no primeiro tempo.

A seleção de Gareth Southgate precisou de 35 minutos para superar o ferrolho armado pelo Irã e assim 'abrir a porteira'. Depois disso, porém, o que se viu foi um show de ataque e eficiência dos ingleses.

Os jovens Bellingham, de 19 anos, e Saka, de 21, iniciaram a contagem, enquanto o mais experiente Sterling, de 27, fechou a conta do primeiro tempo. Na etapa final, Saka fez o seu segundo, Rashford marcou o quinto e Grealish fez o sexto, enquanto Taremi foi o responsável pelos dois gols de honra dos iranianos.

Ao frágil time do Irã, coube apenas assistir ao massacre inglês e tentar evitar uma goleada que poderia ser ainda mais histórica. Mal dentro de campo, o país vive uma situação trágica fora dele, com uma onda de protestos contra a repressão a mulheres iranianas que já resultou em mais de 320 mortes.

As outras duas seleções do Grupo B, Estados Unidos e País de Gales, entram em campo ainda nesta segunda-feira (21), às 16h (de Brasília). Na segunda rodada, marcada para a próxima sexta (25), o time de Gareth Bale mede forças com o Irã, às 7h, enquanto os ingleses encaram os Estados Unidos, às 16h.

Goleiro vai a nocaute e é substituído

Logo aos 8min de jogo, Beiranvand se deu mal após chocar sua cabeça com a do próprio companheiro, o zagueiro Majid Hosseini. O duelo ficou paralisado para o atendimento do goleiro, que machucou o nariz e precisou da equipe médica para estancar o sangue. Beiranvand até tentou voltar, mas não aguentou e pediu substituição, dando lugar a Hossein Hosseini, que se viu em meio a um pesadelo...

1, 2, 3, só no primeiro tempo!

Jude Bellingham fez o primeiro gol da Inglaterra na Copa do Mundo do Qatar - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
Jude Bellingham fez o primeiro gol da Inglaterra na Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

Demorou mais de trinta minutos para a posse de bola de mais de 70% ser convertida em gol. Mas, quando isso aconteceu, vieram logo três! No primeiro, aos 35min, Shaw foi acionado pela esquerda após troca de passes envolvente e cruzou para o meio da área; bem posicionado, Bellingham cabeceou no canto esquerdo de Hosseini, que sequer esbanjou reação. 1 a 0.

Aos 43min, a bola aérea mais uma vez surtiu efeito. Shaw cobrou escanteio aberto da esquerda, Maguire ganhou pelo alto e Saka emendou um chutaço de canhota, de primeira. Golaço! 2 a 0. Já o terceiro, enfim, veio pelo chão. Kane foi acionado pela direita, avançou e cruzou da ponta, na medida para Sterling esticar o pé e completar para as redes. 3 a 0.

Inglaterra quer mais!

Bukayo Saka foi o destaque da partida entre Inglaterra x Irã com dois gols  - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Bukayo Saka foi o destaque da partida entre Inglaterra x Irã com dois gols
Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Apesar do jogo praticamente resolvido, a Inglaterra queria mais. Aos 17min, Saka fez mais um. Sterling carregou pela intermediária e abriu na direita para o camisa 17, que limpou dois marcadores e finalizou rasteiro de canhota, marcando seu segundo na partida.

Irã não se entrega, mas...

Mehdi Taremi descontou para o Irã na partida contra a Inglaterra na Copa do Mundo - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

O Irã ameaçou uma reação com um belo gol de Taremi, que deu um belo chute após aparecer sozinho na área com uma boa movimentação, aos 20min. Logo depois, porém, Rashford, que tinha acabado de entrar, recebeu de Kane, invadiu a área, tirou o zagueiro com classe e finalizou rasteiro. 5 a 1. E houve tempo para mais um, o sexto da Inglaterra.

Rashford deixou de calcanhar e Bellingham enfiou em profundidade para Wilson, que invadiu a área pela direita e tocou para o meio na saída do goleiro; Grealish só teve o trabalho de concluir para a rede. 6 a 1. Já nos acréscimos, com um pênati marcado após chamado do VAR, Taremi deu números finais à partida.

Arbitragem brasileira estreia e quebra internet

Jogadores da Inglaterra pedem pênalti árbitro Raphael Claus de um possível pênalti na partida contra o Irã - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

A seleção brasileira ainda não estreou no Qatar, mas o Brasil já. Raphael Claus (SP) e os auxiliares Rodrigo Figueiredo (RJ) e Danilo Manis (SP) —além do peruano Kevin Ortega— foram os responsáveis pela arbitragem no segundo jogo da Copa.

Com os jogadores colaborando, até pelo desenrolar da partida, Claus teve uma boa atuação, mas ainda assim não foi perdoado pelos internautas nas redes sociais. O motivo? Os 24 minutos de acréscimos que deu ao longo da partida: 14 na etapa inicial, e 10 no segundo tempo.

Mas o longo tempo acrescido por Claus fez sentido. Na etapa inicial, com a contusão de Beiranvand, a partida ficou paralisada por quase dez minutos, inclusive havendo a necessidade de substituição do goleiro.

Já no segundo tempo, foram dez substituições, uma paralisação para o atendimento de Hajsafi, que sentiu cãibras, e uma consulta ao monitor após recomendação do VAR para revisar um puxão de camisa dentro da área (de Stones em Pouraliganji) —que resultou na marcação de pênalti para o Irã.

Ingleses de joelho e 'novo hino'

Jogadores da Inglaterra ajoelharam em protesto antes do apito inicial  - Alex Pantling - The FA/The FA via Getty Images - Alex Pantling - The FA/The FA via Getty Images
Imagem: Alex Pantling - The FA/The FA via Getty Images

Como já estava previsto, os jogadores da Inglaterra se ajoelharam antes do apito inicial como forma de protesto ao assassinato sofrido por George Floyd, sufocado por um policial nos Estados Unidos, em maio de 2020. O gesto é uma manifestação antirracista que se tornou um marco no Campeonato Inglês, sendo feito pelos atletas antes dos jogos desde então.

Outra novidade do pré-jogo foi o hino da Inglaterra. Com a morte da Rainha Elizabeth, a letra acabou sofrendo uma mudança, e os jogadores cantaram "God Save The King", em vez de não "Save The Queen".

Torcida do Irã protesta

Torcedores do Irã protestam contra governo no estádio Khalifa International durante Copa do Mundo - Juan Luis Diaz/Quality Sport Images/Getty Images - Juan Luis Diaz/Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Juan Luis Diaz/Quality Sport Images/Getty Images

Enquanto os jogadores não cantaram o hino antes do jogo em aparente protesto contra a repressão a protestos das mulheres, a torcida iraniana presente no estádio abriu uma bandeira com os dizeres "Women Life Freedom". Alguns torcedores também foram vistos com a frase estampada na camiseta.

'Women Life Freedom', diz as camisas de um casal iraniano que esteve no estádio Internacional Khalifa - Julio Gomes/UOL Esporte - Julio Gomes/UOL Esporte
Imagem: Julio Gomes/UOL Esporte

A braçadeira que a Fifa quer

Harry Kane, atacante da seleção inglesa, usou a braçadeira "No Discrimination" ("Sem Discriminação", em português), após polêmica com a Fifa - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

A ideia da Inglaterra, assim como outras seleções europeias, era que o seu capitão, Harry Kane, entrasse em campo com a mensagem One Love na braçadeira, que tem as cores de arco-íris em apoio à causa LGBTQIA+. A Fifa, porém, informou que o capitão do time seria advertido com um cartão amarelo caso usasse tal faixa no braço, o que fez os países europeus recuarem.

Em meio à polêmica, a Fifa ainda decidiu antecipar a campanha "No Discrimination" ("Sem Discriminação", em português), que estava prevista apenas a partir das quartas de final. E foi com ela que Harry Kane entrou em campo.

Ficha técnica

Inglaterra 6 X 2 Irã

Competição: 1ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Khalifa International, em Doha, no Qatar
Data e hora: 21 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (BRA)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (BRA) e Danilo Manis (BRA)
Público: 45.334
Cartões amarelos: Jahanbakhsh e Pouraliganji (IRA)
Gols: Bellingham (ING), aos 35min, Saka (ING), aos 43min, e Sterling (ING), aos 46min do primeiro tempo; Saka (ING), aos 17min, Taremi, aos 20min, Rashford, aos 26min, Grealish, aos 45min, Taremi, aos 57min do segundo tempo
Inglaterra: Pickford; Trippier, Stones, Maguire (Dier) e Shaw; Rice e Bellingham; Saka (Rashford), Mount (Foden) e Sterling (Grealish); Kane (Wilson). Técnico: Gareth Southgate
Irã: Beiranvand (Hossein Hosseini); Moharrami, Pouraliganji, Majid Hosseini e Mohammadi (Tohabi); Cheshmi (Kanaani), Nourallahi (Azmoun) e Hajsafi; Karimi (Ezatolahi), Jahanbakhsh (Gholizadeh) e Taremi. Técnico: Carlos Queiróz.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola