Topo

Vídeo do Grupo B da Copa: Inglaterra 'favoritaça' e revanche EUA x Irã

Colaboração para o UOL

21/11/2022 04h00Atualizada em 21/11/2022 12h51

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo começou e hoje (21) acontecem os dois primeiros jogos do grupo B. A Inglaterra estreia contra o Irã, às 10h (horário de Brasília), e os EUA enfrentam o País de Gales, às 16h.

O UOL Esporte preparou um resumo de como chegam as seleções do grupo. Enquanto a Inglaterra desponta como "favoritaça", Gales volta a disputar a Copa após mais de meio século, e EUA e Irã se reencontram após 1998, numa rivalidade mais política que esportiva. Confira:

Inglaterra

A Inglaterra estreia como favorita do grupo. Os ingleses chegaram à semifinal da Copa da Rússia, em 2018, e foram vice-campeões da Eurocopa no ano passado. Com um elenco repleto de jogadores jovens e talentosos (cuja maioria atua na Premiere League), a seleção tem como principal esperança o capitão Harry Kane, do Tottenham, artilheiro do último Mundial com 6 gols em 6 jogos. Os convocados para a defesa, porém, geraram críticas ao técnico Garreth Southgate, que chamou o contestado Harry McGuire, do Machester United, e deixou de fora Fikayo Tomori, destaque do Milan campeão italiano.

Irã

O Irã vai para sua terceira Copa seguida, mas chega ao Qatar agitado. A convocação da seleção chegou a ser adiada, em meio à eclosão dos protestos das mulheres iranianas por liberdade no país. Astro do time, o atacante Sardar Azmoun, do Bayern Leverkusen, teria apoiado as manifestações e entrado em conflito com o companheiro de ataque, Mehdi Terami, do Porto. Segundo a mídia local, houve pressão do governo iraniano para não convocar Azmoun. O técnico é o experiente Carlos Queiroz, ex-Real Madrid, que já comandou os iranianos na Copa de 2014 e 2018 e reassumiu o cargo em setembro.

EUA

Pulisic, do Chelsea, é o principal astro dos EUA na Copa do Qatar - REUTERS/Mayela Lopez - REUTERS/Mayela Lopez
Pulisic, do Chelsea, é o principal astro dos EUA na Copa do Qatar
Imagem: REUTERS/Mayela Lopez

Os EUA tentam mudar de patamar no futebol há anos, mas tiveram dificuldades para se classificar ao Qatar e estreiam na Copa cercados de desconfiança. Os norte-americanos têm um elenco renovado e contam com 17 jogadores que atuam em alguns dos principais clubes europeus. Os destaques são o meia Pulisic, do Chelsea, e o lateral-direito Serginho Dest, ex-Barcelona e hoje no Milan. Vale ficar de olho no duelo contra o Irã, que fora de campo é uma rivalidade geopolítica de décadas. Eles já se enfrentaram em 1998, com vitória por 2 a 1 dos iranianos.

País de Gales

O País de Gales volta à Copa do Mundo depois de 64 anos. A última participação foi em 1958, na Suécia, quando os galeses foram eliminados nas quartas de final pelo Brasil, com o primeiro gol de Pelé em Mundiais. O grande astro da seleção é o atacante e capitão Gareth Bale, mas o meia Aaron Ramsey, ex-Arsenal, e o atacante Daniel James, ex-Liverpool, também podem levar perigo aos rivais.