Topo

'Fraco no futebol': imprensa europeia detona Qatar após estreia na Copa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2022 16h35

Classificação e Jogos

A atuação do Qatar na derrota por 2 a 0 para o Equador, na abertura da Copa do Mundo de 2022, não causou boa impressão na Europa. Pela primeira vez na história do torneio, uma seleção anfitriã foi derrotada na estreia. Após o final da partida, alguns dos principais jornais europeus fizeram duras críticas ao futebol apresentado pela equipe qatari.

"Além da corrupção, dos abusos dos direitos humanos, das mortes de milhares de trabalhadores migrantes e da mudança para o inverno, aqui está outra razão pela qual o Catar não deveria sediar a Copa do Mundo: Eles são muito, muito fracos no futebol", detonou o The Sun.

O periódico britânico ainda afirmou que "foi doloroso" assistir à equipe do Oriente Médio e que o placar devia ter sido mais elástico. Os dois gols do Equador foram marcados pelo atacante e capitão Enner Valencia. "Os passes do Catar foram inúteis, sua defesa negligente, seus desarmes imprudentemente ineficientes e seu goleiro, caótico", completou.

O jornal francês L'Equipe foi outro a classificou a seleção qatari como "muito fraca" e afirmou que a intensa preparação para o torneio não mostrou resultado. "O atual campeão asiático foi completamente dominado. Os quatro meses de treinamento, obviamente, não renderam frutos", afirmou.

A publicação foi além e, diante da situação do Grupo A, citou a possibilidade dos donos da casa não somarem pontos. "Devido ao nível apresentado e às adversidades oferecidas (Senegal, Holanda), o Qatar pode se tornar o primeiro país sede a terminar sem pontuar", indicou.

As avaliações espanholas também foram negativas. "O Qatar não está para jogar uma Copa do Mundo. Veremos se têm condições para recebê-la, mas o que ficou claro no jogo de abertura é que este evento, a nível de seleções, é muito grande para eles", analisou o Marca.

O jornal não poupou críticas ao desempenho "muito ruim" para uma equipe anfitriã e mencionou outro elemento polêmico. "A Copa do Mundo já começou com sua primeira moral: dinheiro não compra felicidade. E em casos como o futebol, também não ajuda a alcançá-la", alfinetou.

O diário 'AS', também da Espanha, foi mais um a não aliviar. "O Qatar já tem sua Copa do Mundo e a FIFA, sua vergonha. Nunca antes uma partida de abertura deixou a imagem de desinteresse pelo futebol que se viu no estádio Al Bayt, com um duelo desequilibrado esportivamente do início ao fim e com quase nenhum torcedor local no segundo tempo", disse.

Com cerca de 30 minutos de jogo, o placar já estava 2 a 0 para os equatorianos. O jornal mencionou que grande parte da torcida qatari deixou o estádio após o intervalo e que a partida ficou "mais próxima de um amistoso do que da abertura da Copa do Mundo. O Catar não tinha fé, auto-estima ou desejo de reverter a situação", finalizou.

As outras duas seleções do Grupo A, Holanda e Senegal, entram em campo amanhã, às 13h (de Brasília). Na segunda rodada da chave, marcada para a próxima sexta (25), os donos da casa enfrentarão os holandeses, enquanto Equador medirá forças com Senegal.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola