Topo

Senegal tem nomes e confiança para provar que existe vida sem Mané

Sadio Mané, astro da seleção de Senegal, não jogará a Copa do Mundo - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Sadio Mané, astro da seleção de Senegal, não jogará a Copa do Mundo Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

20/11/2022 16h00

Classificação e Jogos

O que seria da Argentina sem Messi? Ou do Brasil sem Neymar? Possivelmente, seria um duro golpe para as duas grandes seleções sul-americanas perder o grande craque às vésperas da Copa do Mundo. Mas ambas seguiriam competitivas e, possivelmente, ainda seriam consideradas candidatas ao título.

Mas o que será de Senegal sem Mané?

O corte do atacante, que acabou em segundo lugar na disputa pela Bola de Ouro 2022, soou com uma espécie de "atestado de óbito" para Senegal no torneio, antes mesmo de a Copa começar. Uma pancada forte demais e perto demais do início do torneio.

Porém, passado o impacto inicial, é possível notar que há vida em Senegal sem Mané. No comecinho do ano, Senegal ganhou a Copa Africana de Nações de maneira inédita. Mané foi, logicamente, importante. Mas os números não mostram uma espécie de Mané-dependência definitiva.

Na primeira fase, a seleção do técnico Aliou Cissé passou com uma vitória por 1 a 0 (gol de Mané, de pênalti, aos 52min do segundo tempo) e dois empates sem gols. No mata-mata, o time desencantou e venceu três partidas seguidas, com dois dos oito gols anotados pelo atacante do Bayern de Munique. Os outros seis gols foram anotados por seis jogadores diferentes.

Dos 26 atletas que estão no Qatar, apenas 4 não atuam em uma das cinco principais ligas europeias. "É verdade que 20 anos atrás o futebol africano era diferente. Hoje, temos alguns dos melhores jogadores do mundo, que atuam no primeiro nível e jogam lado a lado com jogadores de outras seleções. E jogam porque são tão bons quanto eles", falou Cissé. Hoje técnico, ele era capitão de Senegal na surpreendente campanha de 2002, quando a seleção africana chegou às quartas de final.

O goleiro Mendy e o zagueiro Koulibaly são titulares do Chelsea. Mendy fez uma temporada espetacular em 20/21, quando o Chelsea foi campeão da Champions. Koulibaly era um dos zagueiros mais cobiçados do futebol europeu, e o clube de Londres precisou pagar aproximadamente 40 milhões de euros para tirá-lo do Napoli.

Diallo, o outro zagueiro do time, joga no RB Leipzig, que está nas oitavas de final da Champions League. O meio de campo é inteiro formado por jogadores da Premier League. Nampalys Mendy defende o Leicester, Kouyaté está no Nottingham e Gana Gueye, ex-PSG, agora joga no Everton. Pape Sarr, que também pode ser titular, é jogador do Tottenham. O ataque pode ser formado por Ismalia Sarr, do Watford, Diatta, do Monaco, e Dia, da Salernitana, ou Dieng, do Olympique de Marselha.

É uma equipe sólida, compacta, responsável taticamente e que não passa nem perto dos estereótipos que cercam seleções africanas.

"É claro que o país está triste. Mas existe uma ideia de que o time pode jogar mais coletivamente sem o Mané. Ou seja, ser menos dependente do que ele, sozinho, pudesse fazer. Senegal tem jogadores bons o suficiente para passar do grupo na primeira fase", analisou o jornalista Aliou Faye, do jornal "Stades". "Temos Mendy, Koulibaly, são jogadores de primeiro nível".

A ausência de Mané foi o grande tema das entrevistas que antecederam o jogo desta segunda-feira, contra a Holanda.

"Vimos fotos dele de muleta. É claro que o país está triste e estamos tristes pelo rapaz. Mas devemos continuar e os jogadores que temos são verdadeiros competidores. O time era construído em torno do melhor jogador, mas temos de nos ajustar agora para jogar da melhor maneira. Temos jovens e experientes, estamos prontos para o desafio", falou um confiante Cissé.

"O espírito e o astral ficam afetados sem ele, claro, é nosso líder, nosso melhor jogador. Mas ainda temos uma mentalidade forte. Estamos juntos, somos fortes como time. É uma grande perda, mas estamos confiantes de bons resultados sem ele", disse Diatta, que possivelmente herdará a vaga no time titular.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola