Topo

Atacante que brilhou na abertura da Copa já fugiu da prisão em ambulância

Enner Valencia é o astro da seleção equatoriana, mas acumula polêmicas fora de campo - Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Enner Valencia é o astro da seleção equatoriana, mas acumula polêmicas fora de campo Imagem: Alex Livesey - Danehouse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/11/2022 15h00

Classificação e Jogos

Capitão e maior artilheiro da história da seleção do Equador, Enner Valencia brilhou na vitória dos sul-americanos contra o Qatar, na abertura da Copa do Mundo 2022. O que nem todos sabem é que o atacante, autor dos dois gols no jogo de hoje (20), é daqueles jogadores acostumados a criar polêmicas.

O atleta do Fenerbahce não dispensa uma frase de efeito, curte dar aquela provocada nos adversários e até já se aproveitou de uma ambulância para conseguir escapar da polícia e evitar uma prisão (veja mais abaixo).

A cena insólita aconteceu durante as eliminatórias do Mundial da Rússia-2018, há seis anos.

Na época, o atacante morava na Inglaterra (defendia o Everton) e viajou ao Equador para atuar pela seleção contra o Chile. A questão é que, no seu país de origem, havia um mandado de prisão contra ele por atraso no pagamento de pensão alimentícia da sua filha.

Nos treinos que antecederam o jogo, o atacante conseguiu driblar o oficial de justiça e, consequentemente, não foi notificado. Então, a operação que deveria levar Valencia para a prisão foi adiada para o dia da partida.

Os policiais tentaram prender o jogador já antes de a bola rolar no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, mas não conseguiram e resolveram lhe dar uma trégua até o apito final.

Só que Valencia resolveu não esperar para ver. Aos 35 minutos do segundo tempo, com o Equador já vencendo por 3 a 0, caiu no campo e pediu para ser substituído. Só que a equipe médica da seleção não apenas o tirou de campo, como resolveu levá-lo de maca (com direito a máscara de oxigênio no rosto) até a ambulância.

O que se viu na sequência parece cena de filme. Os policiais designados para prender o atacante saíram correndo no gramado atrás do carrinho. E, na sequência, passaram a perseguir a ambulância quando perceberam que ela estava levando o jogador para longe do estádio.

A perseguição durou até a clínica para onde Valencia foi levado. Lá, constatou-se que o jogador não tinha nenhuma lesão ou problema médico que justificasse o pronto atendimento que recebeu.

Só que, naquele momento, seus advogados já haviam conseguido convencer uma juíza local a revogar o mandado de prisão que existia contra ele.

"Se dizem que esse senhor ganha tanto, por que não paga mensalmente a pensão à sua filha e evita que esta dívida se acumule e que isto se torne público? Mas melhor assim, para que o Equador inteiro saiba", reclamou o advogado da mãe da filha de Valencia.

Mesmo com a dívida na casa de US$ 17 mil (mais de R$ 91 mil, na cotação), o astro equatoriano foi liberado para deixar o país, viajar para o compromisso seguinte da seleção, contra a Bolívia, e continuar sua vida normalmente no exterior.

O atacante de 33 anos estreou pelo Equador em 2012 e esteve na Copa do Mundo-2014. Agora com 37 gols em 75 partidas, ele é o maior artilheiro da história da seleção e o jogador mais experiente do elenco do técnico Gustavo Alfaro no Qatar-2022.

O dono da camisa 13 vive ótimo momento na Turquia (já marcou 15 vezes nesta temporada) e é uma das principais esperanças equatorianas para obter a classificação em um grupo que conta ainda com Holanda e Senegal.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e contará com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e será baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país-sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola