Topo

Equador faz o primeiro gol da Copa contra o Qatar, mas é anulado pelo VAR

Jogadores de Qatar e Equador disputam lance em partida da Copa do Mundo - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
Jogadores de Qatar e Equador disputam lance em partida da Copa do Mundo Imagem: Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2022 13h13

Classificação e Jogos

A rede já balançou no Qatar, mas o gol não foi validado. Ainda no início do primeiro tempo, o Equador abriu o placar na partida de abertura contra a anfitriã, em cabeceio do atacante Enner Valencia, no Estádio Al Bayt.

Após chamado do VAR, o árbitro Daniele Orsato confirmou a anulação do gol marcado pelo atacante equatoriano. Foi alegado impedimento (veja imagem abaixo) de Michael Estrada, que, ao disputar a bola no alto com o goleiro Al Sheeb, ficou com a perna um pouco a frente na assistência para Valencia.

O impedimento foi marcado na origem da jogada, quando o lateral-esquerdo Estupiñan cruzou a bola para a grande área em cobrança de falta. Inicialmente, especulava-se um contato faltoso entre jogador e goleiro.

Segundo informação da Reuters, cada estádio terá doze câmeras, que rastrearão 29 pontos no corpo de cada jogador. Um sensor dentro da bola enviará dados para a sala de operações do VAR 500 vezes por segundo para permitir uma avaliação altamente precisa de quando o passe foi executado.

Apesar da anulação, não demorou muito para Enner Valencia confirmar o posto de primeiro jogador a marcar na Copa do Qatar. Aos 16 minutos, o centroavante balançou as redes, de pênalti, e abriu defintivamente o placar para o Equador. Depois, o atleta de 33 anos ainda marcou o segundo gol da partida, também de cabeça.

Transmissão oficial da Copa mostrou impedimento no gol marcado por Enner Valencia entre Qatar x Equador - Reprodução/FIFA - Reprodução/FIFA
Transmissão oficial da Copa mostrou impedimento no gol marcado por Enner Valencia entre Qatar x Equador
Imagem: Reprodução/FIFA

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 8328 votos
44,52%
ANADOLU AGENCY / GETTY IMAGES
43,05%
FRANCK FIFE / AFP
12,43%
Lucas Figueiredo/CBF