Taison destrona Vini Jr. e é o 'garçom' brasileiro na Europa; veja top 10
Após um decepcionante retorno ao Internacional, Taison conseguiu dar a volta por cima na Grécia e desbancou Vinícius Júnior do posto de maior "garçom" brasileiro no futebol europeu nesta temporada.
O veterano de 36 anos acabou com a hegemonia de dois anos do astro do Real Madrid e virou o jogador do país pentacampeão mundial com mais passes para gol no Velho Continente em 2023/24.
O ex-seleção distribuiu 13 assistências pelo PAOK, dez na vitoriosa campanha do clube no Campeonato Grego e mais três na Conference League, competição que funciona como uma espécie de terceira divisão da Liga dos Campeões.
Além de Taison, outros dois brasileiros bateram a marca de Vini Jr., que deu 11 passes para companheiros balançarem as redes: Galeno (Porto) e Raphinha (Barcelona). Cada um deles contabilizou 12 assistências durante a temporada.
O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia, República Tcheca, Escócia, Suíça, Áustria, Noruega, Dinamarca, Grécia, Israel, Ucrânia e Sérvia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra contra os ucranianos.
Rei brasileiro das assistências nesta temporada, Taison até já teve anos mais solidários do que o atual. Em 2015/16 e novamente em 2018/19, quando jogava no Shakhtar Donetsk, ele entregou nada menos 15 passes para gol.
O atacante passou a maior parte da carreira atuando na Ucrânia (11 anos). Em 2021, resolveu retornar ao Brasil para defender novamente o Inter, clube que o projetou. Mas a volta para casa acabou não tendo nada de gloriosa. Pelo contrário, foi marcada por lesões, problemas pessoas, brigas com a diretoria e passagem pelo banco de reservas.
Com tudo isso, acabou se mudando para a Europa mais uma vez e, desde janeiro de 2023, veste as cores do PAOK.
Melhores da temporada
O "Blog do Rafael Reis" publica desde ontem e até a sexta-feira da próxima semana reportagens, rankings e análises mostrando o que de melhor aconteceu no futebol ao longo de 2023/24.
A temporada de clubes tem uma espécie de ponto final extraoficial no dia 1º de junho, com a final da Liga dos Campeões da Europa, entre Borussia Dortmund e Real Madrid, no estádio de Wembley (Londres).
Após a decisão da Champions, começa a temporada de seleções, que terá como ponto alto neste ano a Euro como ponto alto neste ano. O torneio será disputado entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.
'Garçons' brasileiros na temporada 2023/24
1 - Taison (PAOK-GRE): 13 assistências
2 - Galeno (Porto-POR): 12 assistências
Raphinha (Barcelona-ESP): 12 assistências
4 - Vinícius Jr. (Real Madrid-ESP): 11 assistências
5 - Bernard (Panathinaikos-GRE): 10 assistências
Bruno Guimarães (Newcastle-ING): 10 assistências
David Neres (Benfica-POR): 10 assistências
Douglas Luiz (Aston Villa-ING): 10 assistências
Pepê (Porto-POR): 10 assistências
Wendel (Zenit São Petersburgo-RUS): 10 assistências
Yan Couto (Girona-ESP): 10 assistências
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.