Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: Real encara 'missão impossível' de 5 anos e 29 jogos

Para avançar às semifinais da Liga dos Campeões da Europa e manter vivo o sonho de conquistar seu 15º título continental ainda nesta temporada, o Real Madrid terá de fazer algo que nenhum participante do torneio conseguiu nos últimos cinco anos e meio.

A última vez que o Manchester City saiu derrotado do Etihad Stadium (no tempo normal, na prorrogação ou mesmo nos pênaltis) em um compromisso da Champions foi na estreia da fase de grupos de 2018/19.

Depois de ter sido batido por 2 a 1 pelo Lyon, a equipe dirigida por Pep Guardiola jogou mais 29 vezes em seu estádio pela competição europeia e não perdeu mais. Foram 27 vitórias e dois empates.

E vale frisar que esses dois empates não tiveram nenhuma repercussão negativa para o City. Em 2019, ele já estava classificado para os mata-matas decisivos quando ficou no 1 a 1 com o Shakhtar Donetsk. No ano seguinte, o 0 a 0 com o Sporting foi mais do que suficiente para levar o time às quartas depois da goleada por 5 a 0 aplicada no jogo de ida, em Portugal.

A missão quase impossível de derrubar essa marca impressionante do atual campeão europeu virou a missão da temporada para o Real depois do 3 a 3 da semana passada, no Santiago Bernabéu.

Além do goleiro Thibaut Courtois e do zagueiro austríaco David Alaba, que já não atuaram nos primeiros 90 minutos das quartas de final, o volante francês Aurélien Tchouaméni, suspenso, também será desfalque para os espanhóis em Manchester. Já o City, pelo menos a princípio, deve ter força máxima.

O outro jogo do dia

Após 15 anos de espera, o Arsenal tem a oportunidade hoje de voltar a uma semifinal da Champions. Para ficar novamente entre os quatro melhores times da Europa, os londrinos precisam derrotar o Bayern de Munique, na Alemanha -um empate leva a disputa para a prorrogação e, caso necessário, aos pênaltis.

Principal força do futebol da Inglaterra que jamais levantou a "Orelhuda", os Gunners bateram na trave pela última vez na temporada 2008/09, quando foram eliminados pelo Manchester United no confronto que valia vaga na decisão.

Continua após a publicidade

Já o hexacampeão Bayern (1974, 1975, 1976, 2001, 2013 e 2020) tem um histórico recente bem mais expressivo no torneio interclubes número um do planeta. Das últimas 15 edições do torneio, justamente o período de ausência do Arsenal, os bávaros foram ao menos semifinalistas em oito.

Adeus da Champions

Esta é a última edição do torneio europeu no formato atual, que vem sendo utilizado desde 2003/04. A partir da próxima temporada, ele passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal.

O sucessor do Manchester City no posto de vencedor da Champions será conhecido no dia 1º de junho. A final será jogada no estádio de Wembley, em Londres.

Quartas de final (jogos de volta)

Ontem - Barcelona 1 x 4 Paris Saint-Germain, na Espanha (3 a 2, na ida)
Ontem - Borussia Dortmund 4 x 2 Atlético de Madri, na Alemanha (1 a 2, na ida)
Hoje, às 16h - Bayern de Munique x Arsenal, na Alemanha (2 a 2, na ida)
Hoje, às 16h - Manchester City x Real Madrid, na Inglaterra (3 a 3, na ida)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes