Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quase campeão, Leverkusen superou 'medo de vencer' e virou melhor da Europa

Depois de 119 anos de existência e de uma espera de 45 temporadas na primeira divisão, o Bayer Leverkusen tem neste fim de semana a primeira de seis chances de se sagrar campeão alemão de 2023/24 e assim enterrar a piada que tanto o assola.

E a equipe que está prestes a acabar com a hegemonia de 11 anos consecutivos do Bayern de Munique na Bundesliga e dar o primeiro título nacional ao "clube das aspirinas" não é uma qualquer.

O outrora conhecido "Neverkusen" (trocadilho entre a palavra inglesa "never", nunca em português, e seu nome) é simplesmente o time da elite do futebol europeu com melhor desempenho na temporada.

Considerando todos os times que disputam a primeira divisão dos sete campeonatos nacionais tradicionalmente mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda), o Leverkusen é o único com aproveitamento superior a 90% desde agosto passado.

Quase um ano de invencibilidade

A equipe comandada por Xabi Alonso, que se transformou no "técnico da moda" na Europa, foi derrotada pela última vez no dia 27 de maio do ano passado, quando levou 3 a 0 do Bochum na despedida da edição anterior da Bundesliga.

Desde então, o Leverkusen foi a campo em 42 partidas oficiais e não perdeu mais. Além disso, empatou pouco. Considerando Alemão, Copa da Alemanha e Liga Europa, são 37 vitórias e cinco empates no período. Ou seja, conquistou 92,1% dos pontos que estavam em jogo.

O clube de segundo melhor desempenho na temporada nem se aproxima tanto assim: o Real Madrid tem aproveitamento de 82,9%. A Inter de Milão, com 81,7%, completa o pódio.

Chegou a hora?

Graças à campanha de proporções históricas na Alemanha, o Leverkusen conseguiu abrir 16 pontos de diferença para Bayern de Munique e Stuttgart, únicos times ainda com chances matemáticas de impedir seu título.

Continua após a publicidade

Para ser campeão já neste fim de semana, com cinco rodadas de antecedência, basta à equipe comandada por Xabi Alonso manter a vantagem atual para os vice-líderes. Ou seja, ela só precisa fazer o mesmo resultado dos seus concorrentes diretos.

Isso significa que o Leverkusen encerrará sua longa espera pelo grito de campeão caso vença o Werder Bremen, domingo, na BayArena. Mas que ele também pode festejar com um empate ou mesmo derrota se Bayern e Stuttgart não fizerem o dever de casa contra Colônia e Eintracht Frankfurt, respectivamente, amanhã.

Os melhores times da Europa em 2023/24*

1 - Bayer Leverkusen (ALE): 92,1% de aproveitamento
2 - Real Madrid (ESP): 82,9% de aproveitamento
3 - Inter de Milão (ITA): 81,7% de aproveitamento
4 - Sporting (POR): 79% de aproveitamento
5 - PSV Eindhoven (HOL): 78,8% de aproveitamento
6 - Manchester City (ING): 78,2% de aproveitamento
7 - Bayern de Munique (ALE): 78% de aproveitamento
8 - Liverpool (ING): 76% de aproveitamento
9 - Paris Saint-Germain (FRA): 73,6% de aproveitamento
10 - Girona (ESP): 73,3% de aproveitamento

*considerando resultados até o início do fim de semana

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes