Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Geração 'sem espaço' no Flamengo dá volta por cima e conquista a Europa

A enxurrada de craques consagrados, com carreiras de destaque na Europa e passagens significativas por seleções, que foram contratados nos últimos anos tem mantido o Flamengo no topo do futebol sul-americano.

No entanto, o desembarque na Gávea de nomes do porte de David Luiz, Rafinha, Filipe Luís, Arturo Vidal, Erick Pulgar, Gabigol e cia, também produziu um efeito colateral.

Vários garotos formados nas categorias de base rubro-negras foram despachados bem cedo para outras equipes, quase sempre do exterior, simplesmente porque não havia espaço no elenco para que eles pudessem se desenvolver.

Só que parte dessa "geração ignorada" pelo Flamengo já começou a mostrar que foi vítima de um erro de cálculo. Anos depois de serem rifados pelo clube de origem, esses atletas encontraram o sucesso na prateleira de cima da Europa.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo alguns dos crias flamenguistas que passaram por esse processo de volta por cima. Importante: a lista não inclui jovens que foram vendidos ao Velho Continente por propostas "irrecusáveis", como Reinier, João Gomes e Matheus França.

RODRIGO MUNIZ
Atacante, 22 anos, Fulham (ING)
Jogos pelo Flamengo: 30
Vendido ao Fulham (ING) por 8 milhões de euros, em 2021

Sem condições de competir com Pedro e Gabigol, foi negociado logo com a Europa mesmo tendo uma ótima média de 0,33 gol por partida na equipe adulta do Flamengo. Muniz encarou dois anos de segunda divisão da Inglaterra e quase retornou ao Brasil para jogar no Atlético-MG. Depois da virada do ano, desabrochou. Em 2024, o centroavante do Fulham tem mais gols na Premier League (oito) até que os artilheiros Erling Haaland (Manchester City) e Mohamed Salah (Liverpool).

HUGO SOUZA
Goleiro, 25 anos, Chaves (POR)
Jogos pelo Flamengo: 71
Emprestado ao Chaves desde julho

Imagem
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo
Continua após a publicidade

Neneca chegou a ser titular da meta do Flamengo durante as passagens de Domènec Torrent e Rogério Ceni e era tratado como um futuro goleiro de seleção. No entanto, após algumas falhas capitais, viu o clube investir em arqueiros mais experientes (Santos e Agustín Rossi) e acabou liberado para "ganhar experiência" na Europa. Mesmo atuando no pior time da primeira divisão de Portugal, Hugo Souza teve alguns momentos marcantes nesta temporada, como a defesa de três pênaltis (um deles batido pelo astro Ángel di María) no jogo contra o Benfica, no fim do mês passado.

VINI SOUZA
Volante, 24 anos, Sheffield United (ING)
Jogos pelo Flamengo: 7
Vendido para o Lommel (BEL) por 2,5 milhões de euros, em 2020

Imagem
Imagem: Foto: Reprodução

Apesar de bastante elogiado por Jorge Jesus, que costumava compará-lo ao sérvio Nemanja Matic (ex-Chelsea e Manchester United), "Vinição" sempre foi preterido por volantes mais técnicos e não chegou a completar nem uma dezena de jogos como profissional no Brasil até ser vendido ao Grupo City e mandado para a segunda divisão da Bélgica. A carreira do jogador só decolou mesmo na temporada passada, quando se destacou como um dos melhores marcadores da La Liga espanhola pelo Espanyol. O sucesso lhe rendeu uma transferência para a Premier League inglesa, e hoje Vini Souza é titular absoluto do Sheffield United.

OTÁVIO
Zagueiro, 21 anos, Porto (POR)
Jogos pelo Flamengo: 1
Vendido para o Famalicão (POR) por 500 mil euros, em 2023

Imagem
Imagem: Reprodução/Twitter/Porto
Continua após a publicidade

A única oportunidade do defensor no time do Flamengo foi em um jogo contra o Palmeiras, no Brasileiro-2020, em que o clube carioca estava completamente desfigurado por causa de um surto de Covid. Sem agradar tanto assim, Otávio foi mandado para o Famalicão, no começo do ano passado, primeiro por empréstimo e depois em definitivo. Em janeiro, o Porto detectou que talento no brasileiro e tratou de levá-lo para o seu elenco. Agora, Otávio já tem sido escalado como titular na maioria dos jogos.

NATAN
Zagueiro, 23 anos, Napoli (ITA)
Jogos pelo Flamengo: 18
Vendido para o Red Bull Bragantino por 3,5 milhões de euros, em 2022

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram

Diferente dos outros nomes da lista, não foi do Flamengo direto para a Europa. Quem percebeu que Natan estava sendo subaproveitado foi a Red Bull, que o contratou para defender o Bragantino. Um ano e meio depois de comprar seus direitos econômicos, revendeu o zagueiro para o Napoli por quase o triplo do valor investido. No atual campeão italiano, o brasileiro mandou muito bem na primeira metade da temporada. Só que, nos últimos meses, perdeu rendimento e foi parar no banco de reservas.

WENDEL
Atacante, 23 anos, Porto (POR)
Jogos pelo Flamengo: 3
Liberado de graça para jogar no Leixões

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Autor do gol que deu ao Flamengo seu último título de Copa São Paulo, em 2018, o centroavante foi dispensado do clube quase sem ter sido aproveitado na equipe profissional. Aí, Wendel se mandou para Portugal e reconstruiu sua carreira por lá. Primeiro, defendeu o Leixões. Depois, transferiu-se para o Sporting Covilhã. Desde 2022, é jogador do Porto, ainda que costume ser utilizado preferencialmente no time B. Na atual temporada, é o vice-artilheiro da segunda divisão lusa, com 15 gols, o que deve lhe render mais oportunidades na equipe principal a partir de 2024/25.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes