Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Rival do Palmeiras esperou 104 anos para ser campeão e tem o 'novo Suárez'

O segundo adversário do Palmeiras na Copa Libertadores da América-2024 precisou esperar 104 anos para descobrir o doce gostinho de ser campeão.

Fundado em 1915, o Liverpool, que visita o Allianz Parque nesta noite, atravessou mais de um século inteiro sem levantar nenhum troféu relevante e só venceu pela primeira vez uma competição de elite no Uruguai em 2019.

Depois da vitória no Torneio Intermedio, um dos turnos do campeonato nacional, o clube de Montevidéu se acostumou com as conquistas. Nas últimas cinco temporadas, foram nove taças levantadas.

Graças a esse desempenho recente, o Liverpool já ultrapassou o Danubio e passou a ser tratado como terceira força do futebol uruguaio, ainda que seus resultados nas últimas temporadas sejam até melhores que os das potências Nacional e Peñarol.

Homenagem inglesa

O nome do adversário de hoje do Palmeiras na Libertadores não é uma homenagem à equipe que briga pelo título da Premier League inglesa, mas sim à cidade homônima.

O clube uruguaio foi batizado assim porque seus fundadores, os alunos de um colégio de padres, eram entusiastas da Inglaterra e consideravam que Liverpool era uma espécie de "cidade irmã" de Montevidéu devido a razões comerciais.

Na época, a maioria dos navios que atracava na capital uruguaia era de origem inglesa. E boa parte deles saía de Liverpool, cujo porto concentrava as exportações de carvão feitas pelo Reino Unido.

'Novo Luisito'

O principal jogador do Liverpool uruguaio é o jogador que tem sido chamado no seu país de sucessor do astro Luis Suárez, ex-Liverpool, Barcelona, Atlético de Madri e Grêmio, que hoje é companheiro de Lionel Messi no Inter Miami.

Continua após a publicidade

Luciano Rodríguez tem 20 anos, foi um dos artilheiros do último Pré-Olímpico e, mesmo atuando em um campeonato de nível técnico mais baixo, já estreou pela seleção principal e é uma das apostas de Marcelo Bielsa para o ciclo da Copa do Mundo-2026.

O atacante já foi apontado como possível reforço de Bahia e Vasco. No exterior, Feyenoord e River Plate também fizeram movimentações na tentativa de contratá-lo.

Na estreia na Libertadores, Rodríguez já deixou sua marca. Foi dele o gol do Liverpool no empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, em casa, semana passada.

Nada de força máxima

Depois de estrear na Libertadores com um time 100% reserva e empatar com o San Lorenzo, na Argentina, o Palmeiras novamente não levará a campo o que tem de melhor na segunda rodada da competição continental.

Continua após a publicidade

Para "equilibrar o elenco", Abel Ferreira decidiu escalar um time misto no confronto com o Liverpool. Pelo menos três titulares (Mayke, Zé Rafael e Endrick), que deixaram com dores a vitória sobre o Santos na final do Campeonato Paulista, domingo serão poupados.

Alguns outros integrantes da formação ideal alviverde devem ficar como opção para uma emergência no segundo tempo. A tendência é que Marcos Rocha, Luan, Richard Ríos, Rony e Luis Guilherme, que foram reservas no último fim de semana, comecem jogando.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes