Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: Mbappé faz 'corpo mole' e se guarda para sonho europeu

Desde que comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que não renovará seu contrato e vestirá uma nova camisa a partir da próxima temporada, Kylian Mbappé vive suas últimas semanas no clube com um único objetivo: provar que pode ganhar "sozinho" a Liga dos Campeões da Europa.

E, para desbancar o Barcelona, seu adversário de hoje no confronto de ida das quartas de final, e ficar mais perto de concretizar esse objetivo, o atacante não tem tido vergonha nenhuma de fazer "corpo mole" no Campeonato Francês.

Com o título da Ligue 1 praticamente assegurado (são dez pontos de vantagem para o Brest, vice-líder), Mbappé tem tido uma minutagem baixa e produzido bem menos do que se espera dele na competição nacional desde que seu adeus deixou de ser uma mera especulação.

Nos últimos dois meses, o astro do PSG só permaneceu durante 90 minutos em campo em um dos oito jogos do time na liga nacional. Em metade desses compromissos, ele começou no banco de reservas (algo impensável até o começo de fevereiro). E, contra o Lille, um dos adversários mais fortes da França, sequer foi utilizado.

Apesar de ainda ser o artilheiro disparado da Ligue 1, Mbappé balançou as redes em apenas duas partidas do torneio nos últimos 60 dias (um gol contra o Nantes e três frente o Montpellier). Como comparação, das 12 rodadas anteriores, nove tiveram comemorações suas.

Só que essa queda de desempenho do atacante não apareceu na Champions, torneio que ele jamais venceu, nem mesmo quando tinha a companhia de Lionel Messi e Neymar. Decidido a provar que é mesmo "tudo isso", o francês foi o cara da classificação do PSG para as quartas e anotou três gols (dos quatro do seu time) contra a Real Sociedad, no mata-mata anterior.

O outro jogo do dia

Não é "somente" para continuar na disputa do título interclubes mais desejado do futebol europeu que Atlético de Madri e Borussia Dortmund se enfrentam hoje na capital espanhola.

Para colchoneros e aurinegros, levantar o troféu da Champions significa também uma certeza de que estarão novamente no torneio na próxima temporada, algo que talvez não consigam por meio dos seus campeonatos nacionais.

Continua após a publicidade

Quarto colocado no Espanhol, o Atleti até está na zona de classificação para a competição continental, mas por pouco. Afinal, sua vantagem para o Athletic Bilbao, atualmente sem vaga, é de meros dois pontos.

Já o Dortmund não iria para a Champions se o Alemão terminasse agora. Empatado em pontos com o RB Leipzig, mas superado nos critérios de desempate, o dono do quinto lugar da Bundesliga precisa ultrapassar o clube da Red Bull para obter a classificação.

Caminho desenhado

Os confrontos desta semana são os primeiros da Champions depois da definição do desenho da chave final da competição.

Assim, já se sabe que o vencedor do encontro entre Real e City terá Arsenal ou Bayern como adversário na semifinal. E que a outra vaga na decisão será de Paris Saint-Germain, Barcelona, Atlético de Madri ou Borussia Dortmund, os times que iniciam hoje sua participação nas quartas.

Nesta temporada, o campeão europeu de clubes será conhecido no dia 1º de junho. E o tradicionalíssimo estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), será o palco da final.

Continua após a publicidade

Quartas de final (jogos de ida)

Ontem - Arsenal 2 x 2 Bayern de Munique, na Inglaterra
Ontem - Real Madrid 3 x 3 Manchester City, na Espanha
Hoje, às 16h - Paris Saint-Germain x Barcelona, na França
Hoje, às 16h - Atlético de Madri x Borussia Dortmund, na Espanha

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes