Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: as razões que fazem de Real x City uma 'final antecipada'

De um lado, simplesmente o maior vencedor da história da Liga dos Campeões da Europa, o único clube com mais de uma dezena de títulos (14, para ser mais exato, o dobro do segundo colocado no ranking de conquistas).

Do outro, a equipe que tem mandado na Premier League inglesa, o campeonato nacional de mais alto nível técnico do planeta, que ganhou a última edição da Champions e que venceu todos os últimos dez jogos que disputou na competição continental.

Não é difícil entender por que o confronto entre Real Madrid e Manchester City, que começam a se enfrentar hoje, no Santiago Bernabéu, tem sido tratado como uma decisão antecipada do torneio interclubes número um do Velho Continente, ainda que seja "apenas" um mata-mata válido pelas quartas de final.

Além da máxima de "maior time da história x maior time da atualidade", o confronto entre espanhóis e ingleses têm outros atrativos que o tornam mais especial que os outros três jogos desta semana na Champions.

O primeiro é que ele reúne duas equipes que estão vivas também nos seus campeonatos nacionais (o Real lidera o Espanhol e o City está um ponto atrás do primeiro colocado no Inglês) e que não passaram por nenhum momento realmente delicado na temporada.

Além da badalada dupla, somente o Arsenal também navega em mares tranquilos em 2023/24. Todos os outros times ainda vivos nesta edição da Champions passaram por pesadas turbulências e não são apontados por ninguém como verdadeiros candidatos ao posto de "melhor do mundo".

Real e City também têm uma quantidade de jogadores da prateleira mais cima do futebol mundial maior do que o restante dos clubes da Champions. Os merengues contam com Jude Bellingham, Vinícius Júnior e Luka Modric, todos incontestáveis nas mãos de Carlo Ancelotti. Já os citizens atacam de Erling Haaland e Kevin de Bruyne, além de Rodri e Phil Foden, transformados em craques por Pep Guardiola.

O outro jogo do dia

Tratado durante alguns meses atrás como uma força quase que do mesmo quilate de Real e City, o Bayern já acionou o "modo desespero" para o confronto contra o Arsenal, que terá sua primeira metade disputada no Emirates Stadium.

Continua após a publicidade

Afinal, a Champions acabou se transformando na última possibilidade de o clube bávaro não passar uma temporada em branco pela primeira vez desde 2011/12.

Derrotado na Supercopa da Alemanha e eliminado também na copa nacional, o Bayern já praticamente se despediu da disputa pelo título da Bundesliga depois de seguidos tropeços que permitiram o ainda invicto Bayer Leverkusen abrir 16 pontos de vantagem na liderança a seis rodadas do fim.

Caminho desenhado

Os confrontos desta semana são os primeiros da Champions depois da definição do desenho da chave final da competição.

Assim, já se sabe que o vencedor do encontro entre Real e City terá Arsenal ou Bayern como adversário na semifinal. E que a outra vaga na decisão será de Paris Saint-Germain, Barcelona, Atlético de Madri ou Borussia Dortmund, os times que estreiam nas quartas amanhã.

Nesta temporada, o campeão europeu de clubes será conhecido no dia 1º de junho. E o tradicionalíssimo estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), será o palco da final.

Continua após a publicidade

Quartas de final (jogos de ida)

Hoje, às 16h - Arsenal x Bayern de Munique, na Inglaterra
Hoje, às 16h - Real Madrid x Manchester City, na Espanha
Amanhã, às 16h - Paris Saint-Germain x Barcelona, na França
Amanhã, às 16h - Atlético de Madri x Borussia Dortmund, na Espanha

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes