Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como Al-Hilal, sem Neymar, venceu 24 jogos e está perto de recorde mundial

As últimas 24 partidas oficiais disputadas pelo Al-Hilal terminaram exatamente da mesma forma: com o clube saudita derrotando seu adversário dentro de campo e colocando mais três pontos na conta (ou comemorando um resultado positivo em mata-mata).

Mesmo desfalcado de Neymar, contratação mais cara da história do clube e que está fora de ação por lesão desde outubro, a equipe dirigida por Jorge Jesus está próxima de estabelecer a maior sequência de vitórias que o futebol profissional já presenciou em qualquer canto do planeta.

Desde 2016, o recorde pertence ao The New Saints, de Gales, que conseguiu emendar 27 triunfos consecutivos. Ou seja, faltam só três vitórias para o Al-Hilal igualar essa marca e quatro para se isolar no topo do ranking.

5 meses só vencendo

A sequência de triunfos da equipe saudita, que já é a quarta maior de toda a história do futebol, começou pouco antes de Neymar se machucar, no dia 25 de setembro, quando bateu o Al-Jabalain, da segunda divisão local, na estreia na Copa do Rei.

Desde então, o Al-Hilal ganhou mais dois jogos do torneio, 14 da Saudi Premier League (o campeonato nacional) e sete da Liga dos Campeões da Ásia. Durante a intertemporada de janeiro e fevereiro, também venceu amistosos contra Inter Miami e Al-Nassr, mas eles não entram nas contas.

Graças a uma das campanhas mais impressionantes que o mundo já assistiu, o time de Jesus tem conseguido se manter à frente do Al-Nassr (de Cristiano Ronaldo) na corrida pelo título nacional. Faltando 13 rodadas para o fim da competição, a diferença é de sete pontos (59 a 52).

Quando vem o recorde?

Se continuar destroçando seus adversários um após outro, como fez ontem com o Al-Ettifaq (vitória por 2 a 0, fora de casa, pelo Saudita), no 24º jogo da série, o Al-Hilal estabelecerá um novo recorde mundial daqui exatamente duas semanas.

Continua após a publicidade

Marcado para o dia 12 de março, uma terça-feira, o confronto contra o Al-Ittihad, do astro francês Karim Benzema, o segundo do mata-mata válido pelas quartas de final da Champions, pode marcar a 28ª vitória consecutiva do clube, algo que ninguém jamais conseguiu.

O curioso é que três dos próximos quatro compromissos do Al-Hilal, justamente os que podem dar a marca histórica ao time de Jorge Jesus, são contra o Al-Ittihad. As duas equipes também se enfrentam nesta sexta (campeonato nacional) e na próxima terça (ida da Champions). O outro adversário do candidato a recorde será o Al-Riyadh, no dia 8.

Maiores sequências de vitórias da história do futebol

27 vitórias: The New Saints (Gales), em 2016
26 vitórias: Ajax (Holanda), de 1971 a 1972
25 vitórias: Ajax (Holanda), em 1955
24 vitórias: Al-Hilal (Arábia Saudita), de 2023 a 2024
Coritiba (Brasil), em 2011
23 vitórias: Bayern de Munique (Alemanha), em 2020
21 vitórias: Manchester City (Inglaterra), de 2020 a 2021
20 vitórias: Rangers (Escócia), em 2013

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes