Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que Zidane, técnico tri da Champions, está sem emprego há quase 3 anos?

Zinédine Zidane tem um dos currículos mais impressionantes do mercado internacional de treinadores. Apesar de ter trabalhado na função por apenas sete anos, o francês conquistou 11 títulos, sendo três da Liga dos Campeões da Europa e dois do Campeonato Espanhol.

Mas mesmo sendo um colecionador de troféus e um nome que praticamente não desperta nenhum tipo de rejeição entre os torcedores, o ex-meia está desempregado desde o dia 1º de julho de 2021.

Após o encerramento da sua segunda passagem pelo Real Madrid, único que clube no qual trabalhou à beira do banco de reservas, Zizou não voltou mais ao batente. E a pergunta que admiradores de futebol de todos os cantos do planeta fazem é: por quê?

Propostas existiram

A reposta para essa pergunta, definitivamente, não é que a inexistência de interessados em colocar novamente Zidane na ativa.

Ao longo dos últimos dois anos e meio, o técnico recebeu pelo menos dois convites da diretoria do Paris Saint-Germain para assumir o comando do clube mais poderoso da França: em 2022, para substituir Mauricio Pochettino, e no fim da temporada passada, para herdar a vaga de Christophe Galtier.

Depois que saiu do Real e entrou nessa fase de inatividade, Zidane também recebeu sondagens de Manchester United e Juventus. Mas sua resposta sempre que procurado foi a mesma: "não quero".

Agora, quem tem sido apontado como possível nova casa do antigo camisa 10 dos "Bleus" é o Bayern de Munique, que já decidiu que mandará embora o alemão Thomas Tuchel ao término desta temporada e busca um treinador suficientemente impactante para colocar a casa em ordem no clube.

Sonho azul

Apesar de Zidane nunca ter falado abertamente sobre o tema, a leitura predominante sobre o motivo de tantas recusas é o desejo do ex-meia de assumir o comando da França, seleção que conduziu à conquista da Copa do Mundo-1998 e que o tem como um dos grandes ídolos históricos.

Continua após a publicidade

A expectativa de Zizou é que o cargo ficasse vago depois do Mundial-2022. Mas como a equipe fez uma grande campanha no Qatar e alcançou a final (perdeu a decisão para a Argentina nos pênaltis), Didier Deschamps resolveu permanecer.

O atual contrato do ex-volante com a FFF (Federação Francesa de Futebol) vai até julho de 2026, ou seja, após a próxima Copa. Só que neste ano tem Euro, e uma campanha abaixo das expectativas de Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e cia. pode levar a uma mudança de rumo que recoloque Zidane no páreo.

O que Zizou tem feito?

Enquanto não decide seu próximo passo profissional, o ex-meia tem jogado bastante padel (esporte que é uma mistura de tênis e squash) e protagonizado campanhas publicitárias para a Adidas, marca que é sua parceria comercial das antigas.

Sua principal atuação no futebol tem sido a de investidor do Rodez Aveyron, clube da cidade-natal da sua esposa, que ele praticamente salvou da falência em 2012 e que hoje disputa a segunda divisão francesa (dois escalões acima do momento do aporte inicial).

Zidane ainda costuma acompanhar de perto jogos de Eibar, Real Madrid Castilla e do time juvenil do Betis, onde atuam seus filhos Luca, Théo e Elyaz, respectivamente. Enzo, o primogênito do craque, também é jogador profissional de futebol, mas está desempregado desde o fim da temporada passada, quando deixou o Fuenlabrada, da terceirona da Espanha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes