Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Jornal do Irã apaga bumbum de Georgina em foto da família de CR7

Jogador do Al-Nassr desde janeiro do ano passado, Cristiano Ronaldo não precisou de muito tempo para ganhar a simpatia do torcedor da Arábia Saudita e do continente asiático como um todo.

Mas, apesar de todo o sucesso que o veterano português de 39 anos tem feito por lá, o estilo de vida do jogador e do restante da sua família não estão sendo tão bem aceitos assim por todo mundo na região.

No começo do mês, o jornal iraniano "Hamshahari" publicou uma versão manipulada digitalmente de uma foto da comemoração do aniversário 39 anos do atacante para minimizar as curvas da companheira de CR7.

Na imagem a que os leitores do periódico tiveram acesso, Georgina Rodríguez, que na ocasião usava um vestido preto bem grudado ao corpo (bem fora dos padrões de vestimenta feminina aceitos pela parcela mais radical da religião islâmica), aparece praticamente sem bumbum.

O espaço ocupado originalmente por suas nádegas foi substituído por uma esfera branca e o fundo, desfocado para atenuar a manipulação. Mesmo assim, não é preciso ser nenhum perito para perceber que a imagem foi alterada para esconder algo que o "Hamshahari" não queria mostrar.

Outras polêmicas

A censura ao corpo de Georgina está longe de ser a primeira questão delicada ligada a costumes culturais e religiosos da passagem de Cristiano Ronaldo pelo Oriente Médio. Pelo contrário, elas têm sido bem frequentes.

A primeira polêmica começou logo que o atacante se transferiu para a Arábia. De acordo com as leis locais, ele não poderia morar na mesma casa da sua companheira, já que eles não são legalmente casados.

No entanto, o governo saudita resolveu fazer "vistas grossas" para a situação do seu mais notório funcionário (o Al-Nassr é um clube 70% estatal) e permitiu que ele vivesse em estado de desobediência civil.

Continua após a publicidade

Em outubro, durante uma viagem ao Irã para disputar uma partida da Liga dos Campeões da Ásia, o português se meteu em outra possível enrascada.

O astro abraçou uma artista local cadeirante que é sua fã. Só que o gesto de ter contato físico com uma mulher solteira é crime passível com pena prevista de até 100 chibatadas.

Na época, até houve rumores de que CR7 havia sido condenado e correria risco de ser açoitado caso retornasse ao país. Mas isso não aconteceu, e o atacante está livre para jogar no Irã sem o risco de ser pego pela polícia local.

'Rei da Arábia'

Principal jogador do milionário futebol da Arábia Saudita e dono do maior salário do futebol mundial, Cristiano Ronaldo tem uma média de praticamente um gol por partida na atual temporada.

Até o momento, o craque português soma 26 bolas nas redes em 28 partidas disputadas pelo Al-Nassr em 2023/24. Com a seleção, são mais cinco gols e cinco apresentações, todas pelas eliminatórias da Eurocopa.

Continua após a publicidade

CR7 é o artilheiro do Campeonato Saudita (21 tentos). Mas nem esse faro artilheiro todo tem sido suficiente para transformar seu time no principal candidato ao título. O Al-Nassr ocupa a vice-liderança da competição, com sete pontos a menos que o ainda invicto Al-Hilal, de Neymar e Jorge Jesus.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes