Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: Melhor Barcelona pós-Messi tenta voltar a ser relevante

Classificado pela primeira vez para a fase decisiva da Liga dos Campeões da Europa desde que perdeu Lionel Messi, o Barcelona encara o Napoli, no jogo de ida das oitavas de final do torneio continental, em busca da relevância perdida ao longo da última década.

Depois de revolucionar o futebol mundial na "era Pep Guardiola", transformar-se em sucesso de público e crítica no planeta inteiro e vencer quatro edições da Champions entre 2006 e 2015, o clube culé só desceu ladeira abaixo.

Desde a última conquista europeia, os culés só conseguiram chegar às semifinais uma única vez, em 2019, quando foram eliminados pelo Liverpool. Também caíram quatro vezes nas quartas, uma nas oitavas e duas ainda na fase de grupos (2022 e 2023, os primeiros anos após a saída de Messi).

Também protagonizaram alguns vexames históricos, como a goleada por 8 a 2 aplicada pelo Bayern de Munique nas quartas de 2020 e o 4 a 1 sofrido ante o Paris Saint-Germain nas oitavas do ano seguinte.

Mas o maior fiasco de todos foi ficar sem dinheiro para pagar o salário daquele que é o seu maior jogador de todos os tempos. O adeus de Messi foi uma espécie de ponto final da era de ouro de um clube que já andava decadente, mas que ainda se orgulhava de contar com o craque máximo de sua geração.

Desde a saída do camisa 10 argentino, o Barça vem tentando se reorganizar. Mesmo que as finanças ainda não estejam em dia, o time ainda consegue fazer alguns movimentos ousados no Mercado da Bola, como contratar Robert Lewandowski e Ilkay Gündogan.

Os resultados têm oscilado bastante. Na temporada passada, os catalães mandaram bem no Campeonato Espanhol (foram campeões), mas caíram precocemente na Champions. Agora, ocupam só o terceiro lugar na La Liga. Em compensação, terminaram a fase de grupos do torneio europeu na liderança da sua chave e estão com o caminho aberto para recuperar um pouco da sua imagem como força global.

O outro jogo do dia

Ao contrário do Barcelona, que praticamente já jogou a toalha no seu campeonato nacional e quer apenas ir o mais longe possível no torneio europeu, o Arsenal continua brigando nas duas principais frentes da temporada.

Continua após a publicidade

O adversário do Porto, no outro confronto que fecha a rodada de ida das oitavas da Champions, vem de cinco vitórias consecutivas na Premier League inglesa e está só dois pontos atrás do Liverpool, líder da competição.

A principal baixa do técnico Mikel Arteta na viagem para Portugal é o brasileiro Gabriel Jesus. O atacante, que já marcou quatro gols na competição continental desta temporada, está fora de ação desde o começo do mês devido a um problema no joelho e será desfalque mais uma vez.

Oitavas de final (jogos de ida)

13/02 - Copenhague 1 x 3 Manchester City, na Dinamarca
13/02 - RB Leipzig 0 x 1 Real Madrid, na Alemanha
14/02 - Paris Saint-Germain 2 x 0 Real Sociedad, na França
14/02 - Lazio 1 x 0 Bayern de Munique, na Itália
Ontem - PSV Eindhoven 1 x 1 Borussia Dortmund, na Holanda
Ontem - Inter de Milão 1 x 0 Atlético de Madri, na Itália
Hoje, às 17h - Porto x Arsenal, em Portugal
Hoje, às 17h - Napoli x Barcelona, na Itália

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes