Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 promessas sul-americanas para seu time contratar antes da janela fechar

A janela de transferências do futebol brasileiro termina no dia 7 de março. Isso significa que os clubes nacionais têm pouco menos de três semanas pela frente para descolar alguns reforços e fechar seus elencos para as competições do primeiro semestre.

E, como já se tornou tradição por aqui, algumas das caras novas que vão pintar por aqui nos próximos dias devem vir dos países vizinhos da nação pentacampeã mundial.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jovens promessas sul-americanas para seu time buscar no exterior antes do fechamento da janela. Será que ainda dá tempo de contratá-las?

CRISTIAN MEDINA
Meia, 21 anos
Argentina, Boca Juniors (ARG)

Vice-campeão da última Libertadores pelo Boca, é titular absoluto da seleção argentina que conquistou vaga para os Jogos de Paris-2024. Medina é um meio-campista completo, que pode fazer desde o papel de primeiro volante até o de armador pelos lados do campo. Recentemente, o Botafogo chegou a apresentar uma proposta pelo jogador. No entanto, não chegou aos valores desejados pelo Boca -o meia tem multa rescisória de US$ 15 milhões (R$ 74,5 milhões).

LUCIANO RODRÍGUEZ
Atacante, 20 anos
Uruguai, Liverpool (URU)

Imagem
Imagem: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

Um dos artilheiros do recém-encerrado Pré-Olímpico sul-americano, com cinco gols, o atacante do Liverpool de Montevidéu costuma ser chamado de "novo Luis Suárez" por conta da expectativa que desperta. Mesmo ainda atuando no futebol sul-americano, Rodríguez já foi convocado para a seleção adulta e é uma das apostas de Marcelo Bielsa para o ciclo da Copa-2026. Nas últimas semanas, o Vasco foi apontado como seu possível destino. Mas River Plate e Feyenoord também desejam contratá-lo.

LUCIANO GONDOU
Atacante, 22 anos
Argentina, Argentinos Juniors (ARG)

Imagem
Imagem: Leonardo Fernandez/Reuters
Continua após a publicidade

Também autor de cinco gols no Pré-Olímpico, foi quem anotou o tento que classificou a Argentina para Paris-2024 e tirou o Brasil da corrida pela terceira medalha de ouro consecutiva no futebol masculino. Centroavante de bom porte físico (tem 1,89 m), Gondou é um nome em ascensão no país vencedor da última Copa. Na temporada passada, marcou 15 gols e trocou o Sarmiento pelo Argentinos Juniors. Agora, talvez tenha chegado a hora de uma nova mudança de ares... para um outro país.

IVÁN LEGUIZAMÓN
Meia-atacante, 21 anos
Paraguai, San Lorenzo (ARG)

Imagem
Imagem: Divulgação

Um dos principais nomes da melhor seleção do Pré-Olímpico sul-americano, também já está aparecendo nas convocações da equipe adulta do Paraguai. Leguizamón é daqueles atacantes típicos de lado de campo, baixinho (1,74 m), velocista e bastante habilidoso. No ano passado, começou como opção para o banco de reservas do San Lorenzo e ganhou a posição com o decorrer da temporada. Ainda não é um jogador para os clubes mais ricos do Brasil, mas pode ser uma opção interessante para elencos um pouco menos qualificados.

NICOLÁS VALENTINI
Zagueiro, 22 anos
Argentina, Boca Juniors (ARG)

Imagem
Imagem: Lucas Figueiredo/Getty Images

Outro integrante do elenco do Boca que ficou no quase na Libertadores e da seleção olímpica da Argentina, o zagueiro teve um pesado crescimento de rendimento no segundo semestre do ano passado e começou a ser cotado até mesmo para se transferir para clubes importantes da Europa, como Lazio e Milan. Valentini não tem tantos recursos técnicos assim, mas manda muito bem na bola aérea e exala raça. Como a janela do Velho Continente já fechou, essa pode ser a última chance de algum time brasileiro conseguir contratá-lo.

Continua após a publicidade

FRANCO ISRAEL
Goleiro, 23 anos
Uruguai, Sporting (POR)

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram

Único nome da lista que já atua na Europa, o goleiro está no Velho Continente desde que tinha 18 anos. Após passar pelas categorias de base da Juventus, Israel é hoje o reserva imediato da meta do Sporting. Uma possível transferência para o Brasil (provavelmente por empréstimo, em um primeiro momento) daria ao uruguaio mais oportunidade de mostrar seu futebol. Com isso, aumentaria as possibilidades de continuar sendo convocado para a seleção principal e até de brigar pela titularidade com Sergio Rochet, do Internacional.

DAMIÁN PIZARRO
Atacante, 18 anos
Chile, Colo Colo (CHI)

Imagem
Imagem: Reprodução

Um ano mais velho que Endrick, é visto no Chile como um jogador que tem tudo para se firmar no primeiro escalão da Europa. Mas, ainda que já existam rumores de um possível interesse do Benfica em contratá-lo, Pizarro ainda é um alvo viável para clubes brasileiros. O que chama a atenção no camisa 9 do Colo Colo é o porte físico típico de um centroavante de área (tem 1,87 m), algo pouco comum entre os chilenos. O atacante brilhou muito na reta final da última temporada e, mesmo mal saído da adolescência, já estreou na seleção adulta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes