Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: Time com duas derrotas na temporada é promessa de zebra

De tempos em tempos, a Liga dos Campeões da Europa é surpreendida por algum clube de fora do tradicional grupo dos tradicionais favoritos alcançando as fases mais avançadas da competição e até sonhando com o título.

Nos últimos anos, esse papel foi ocupado por Villarreal, RB Leipzig, Ajax, Roma e Monaco, que chegaram até as semifinais, além do Tottenham, que foi além e só perdeu mesmo no jogo que valia o título.

Desta vez, o maior candidato a honrar o posto de zebra e deixar o primeiro escalão do futebol mundial boquiaberto é um time que só perdeu dois jogos na atual temporada e que somou até o momento 62 dos 66 pontos possíveis no seu campeonato nacional.

Adversário desta tarde do Borussia Dortmund no jogo de ida das oitavas de final do torneio interclubes mais badalado do planeta, o PSV Eindhoven é uma das equipes mais regulares e difíceis de serem derrotadas do Velho Continente em 2023/24.

O time dirigido por Peter Bosz venceu 27 das 35 partidas que disputou desde o início da temporada. Obteve ainda seis empates e só foi derrotado por Arsenal (Champions) e Feyenoord (Copa da Holanda).

No Campeonato Holandês, o PSV tem um aproveitamento histórico de quase 94% e uma diferença de dez pontos em relação ao Feyenoord, segundo colocado. Também ostenta, com muita sobra, os melhores ataque (70 gols) e defesa (10 gols) da competição.

Mesmo na Champions, onde enfrenta adversários mais fortes do que na Eredivisie, os holandeses têm feito bonito. Na fase de grupos, conseguiu segurar um empate com o poderoso Arsenal (1 a 1, em casa) e desbancou Lens e Sevilla.

Se passar pelo Dortmund e chegar às quartas, o PSV igualará sua melhor campanha desde 2006/07, quando foi eliminado pelo Liverpool justamente no confronto que valia vaga na semifinal. O time de Eindhoven tem um título europeu, conquistado em 1988, antes do processo de concentração de forças que transformou o título da Champions em um sonho para poucos.

O outro jogo do dia

Assim como o PSV, a Inter de Milão também faz uma temporada mágica: já abriu nove pontos de vantagem para a Juventus, vice-líder do Italiano, venceu as últimas partidas que disputou e ainda não saiu de campo derrotada em 2024.

Continua após a publicidade

Mas, diferente dos holandeses, a equipe dirigida por Simone Inzaghi não está entregando tudo que se espera dela na Champions. Apesar de serem os atuais vice-campeões europeus, os nerazzurri ficaram atrás da Real Sociedad no Grupo D da etapa classificatória do torneio.

Por ter sido a segunda colocada da sua chave, a Inter acabou perdendo o direito de decidir em casa nas oitavas de final da competição continental. Ou seja, para não ficar em situação delicada já na primeira perna do mata-mata e viajar pressionado à Espanha, precisa de um resultado bem positivo já no confronto de hoje contra o Atlético de Madri, no San Siro.

Oitavas de final (jogos de ida)

13/02 - Copenhague 1 x 3 Manchester City, na Dinamarca
13/02 - RB Leipzig 0 x 1 Real Madrid, na Alemanha
14/02 - Paris Saint-Germain 2 x 0 Real Sociedad, na França
14/02 - Lazio 1 x 0 Bayern de Munique, na Itália
Hoje, às 17h - PSV Eindhoven x Borussia Dortmund, na Holanda
Hoje, às 17h - Inter de Milão x Atlético de Madri, na Itália
Amanhã, às 17h - Porto x Arsenal, em Portugal
Amanhã, às 17h - Napoli x Barcelona, na Itália

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes