Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Palmeiras agora é duodeca: quem é o maior campeão nacional de cada país?

Maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras celebrou ontem a conquista do seu 12º título de torneios equivalentes à primeira divisão. Isto é, tornou-se duodecacampeão nacional.

A marca é muito expressiva para o cenário local. Afinal, os segundos colocados no ranking de troféus levantados, Santos e Flamengo, ganharam a competição "somente" oito vezes.

Só que o domínio alviverde no futebol pentacampeão mundial ainda está longe de atingir o patamar de vários outros países, que já contam com clubes que possuem o dobro, o triplo e até o quádruplo de títulos do clube do Allianz Parque.

Quem tem mais tem 56

O recordista mundial de títulos nacionais é o Linfield. Hegemônico na Irlanda do Norte, o clube já foi campeão nacional em 56 oportunidades e vinha de quatro conquistas consecutivas até ser superado pelo Larne na temporada passada.

As coisas funcionam tão bem no Linfield que o time é dirigido pelo mesmo técnico, David Healy, desde 2015. Mais que isso: o ex-atacante da Premier League inglesa é só o sexto profissional a passar pelo banco de reservas do clube desde 1975.

Além do Linfield, outras três equipes já ultrapassaram a barreira dos 50 títulos de primeira divisão. Duas delas estão na Escócia: Rangers (55) e Celtic (53). A outra é o Peñarol, consagrado 51 vezes como o melhor do Uruguai.

França é exceção

A única das principais ligas nacionais da Europa que tem um maior campeão com menos conquistas que o Palmeiras é o Campeonato Francês. Por lá, o Paris Saint-Germain acabou se assumir a dianteira de títulos, com 11 troféus conquistados.

Continua após a publicidade

No restante do primeiro escalão europeu, os recordistas variam entre as 20 taças do Manchester United, historicamente o time número um da Inglaterra, e as 38 do Benfica, o campeão dos campeões em Portugal.

A Juventus, maior vencedora do Calcio, tem 36 troféus da Serie A italiana. Já o Real Madrid ganhou a La Liga espanhola em 35 oportunidades. E o Bayern de Munique, hegemônico na Alemanha, faturou 33 edições da Bundesliga, incluindo aí as 11 mais recentes.

Maior campeão nacional de cada país*

ALEMANHA: Bayern de Munique - 33 títulos
ARGENTINA: River Plate - 38 títulos
BÉLGICA: Anderlecht - 34 títulos
BRASIL: Palmeiras - 12 títulos
COLÔMBIA: Atlético Nacional - 17 títulos
CROÁCIA: Dínamo Zagreb - 24 títulos
DINAMARCA: Copenhague e KB - 15 títulos
ESPANHA: Real Madrid - 35 títulos
FRANÇA: Paris Saint-Germain - 11 títulos
ITÁLIA: Juventus - 36 títulos
JAPÃO: Kashima Antlers e Sanfrecce Hiroshima - 8 títulos
HOLANDA: Ajax - 28 títulos
INGLATERRA: Manchester United - 20 títulos
MARROCOS: Wydad - 22 títulos
MÉXICO: América - 13 títulos
MLS: Los Angeles Galaxy - 5 títulos
PORTUGAL: Benfica - 38 títulos
SENEGAL: ASC Jaraf - 12 títulos
SUÍÇA: Grasshopper - 27 títulos
URUGUAI: Peñarol - 51 títulos

*dos 20 países mais bem classificados no ranking da Fifa

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes