Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Exclusivo
Reportagem

Real já projeta Endrick melhor que Vini Jr. e Rodrygo na chegada à Espanha

Diferente de Vinícius Júnior e Rodrygo, Endrick não passará por um estágio no Real Madrid Castilla para facilitar a adaptação ao futebol europeu e será aproveitado de imediato e exclusivamente pelo time principal do gigante espanhol.

Pelo menos, esse é o projeto da equipe merengue para o adolescente de 17 anos, que tem sido a principal arma do Palmeiras em uma arrancada final para tentar conquistar o título do Campeonato Brasileiro e ontem foi convocado pela primeira vez para a seleção principal.

O "Blog do Rafael Reis" teve acesso a uma espécie de plano de carreira que será aplicado pelo Real a Endrick assim que ele desembarcar no Santiago Bernabéu. O conteúdo do que deve nortear a primeira temporada do jogador na Espanha foi confirmado por pessoas ligadas ao atacante brasileiro.

É evidente que esse projeto só será seguido à risca se Endrick corresponder dentro de campo nos amistosos de pré-temporada e em seus primeiros jogos oficiais com o tradicional uniforme branco. Caso a comissão técnica realmente seja mudada (Carlo Ancelotti tem um acerto com a CBF para assumir o comando da seleção a partir de julho), o novo treinador também terá liberdade para reavaliar os planos e indicar o melhor caminho para o reforço.

100% no Real

O primeiro ponto importante do planejamento do Real para o atacante é que não há nenhum interesse por parte do clube comprador em estender a permanência do jogador no futebol brasileiro. O que foi acordado lá atrás será cumprido: o camisa 9 deixará o Palmeiras na primeira janela de transferências depois do seu 18º aniversário, ou seja, na virada de semestre de 2024.

Também não passa pela cabeça dos dirigentes espanhóis, pelo menos não neste momento, liberar Endrick para um empréstimo a outro time europeu nesta primeira temporada no exterior para que ele ganhe experiência e volte ao clube mais maduro.

Assim que se apresentar ao Real, o jovem artilheiro será integrado ao elenco principal e participará dos treinos e jogos preparatórios para 2024/25. O passo seguinte imaginado pelos merengues é que ele tenha uma temporada de adaptação, passando mais tempo no banco de reservas do que em campo, mas sem precisar ser "rebaixado" ao Castilla, que atualmente disputa a terceira divisão espanhola, para ganhar minutagem.

Empolgação merengue

Ainda que nunca tenha realmente se assustado com o fato de Endrick ter passado a maior parte do ano como opção de banco no Palmeiras, algo visto como natural por se tratar de um jogador que ainda nem atingiu a maioridade, o Real está bem empolgado com a mudança de status do atacante.

Continua após a publicidade

Nas últimas semanas, o adolescente não só convenceu o técnico Abel Ferreira a transformá-lo em titular, como se tornou peça-chave na perseguição alviverde ao Botafogo, líder do Brasileiro.

Com dois gols, Endrick foi o grande nome da histórica virada por 4 a 3 sobre o rival direto pelo título, na última quarta-feira. No sábado, foi decisivo mais uma vez e anotou o tento que decidiu a vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR.

Como foi com Vini e Rodrygo?

Ao contrário do que o Real imagina que irá acontecer com seu próximo reforço, Vinícius Jr. e Rodrygo, que também foram contratados quando ainda era adolescentes aqui no Brasil, precisaram utilizar o time B do clube para ganhar rodagem antes de se firmarem de vez na equipe principal.

Nos primeiros dois meses da temporada 2018/19, Vini disputou cinco partidas e marcou quatro gols pelo Castilla. Ele só estreou na equipe A depois de ter completado quase 250 minutos na filial e mostrado um pouco do que era capaz.

No ano seguinte, Rodrygo jogou três vezes nas divisões menores do futebol espanhol. Ele estreou pelo clube no time B e voltou a ser aproveitado pela equipe inferior no meio da temporada, após de ficar quase um mês sem sequer ser relacionado para o banco do time principal.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes