Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Brasil 'desaparece' da Champions e tem menor presença do século no torneio

Foi-se o tempo em que a Liga dos Campeões da Europa até parecia uma versão megaestrelada do Campeonato Brasileiro.

Pela terceira temporada consecutiva, o número de jogadores do país pentacampeão mundial inscritos na fase de grupos da principal competição interclubes do planeta é menor do que no ano anterior.

E, desta vez, esse declínio chegou a um patamar recorde, ou seria ao fundo do poço? Com "apenas" 38 atletas brasileiros, a Champions 2023/24 é a edição do torneio com menor participação verde e amarela neste século.

O que aconteceu?

Em 2020/21, a fase de grupos da competição europeia contou com a participação de 71 jogadores brasileiros. Na temporada seguinte, esse número caiu para 65. E, na edição passada, despencou para 48.

Com a nova queda, a presença do país na Champions baixou da casa de 40 atletas pela primeira vez desde a virada do século. Em contrapartida, já houve mais de 90 compatriotas de Romário e Ronaldo Fenômeno inscritos em uma única edição do torneio nos anos 2000.

Na versão 2023/24 do torneio continental, 19 dos 32 clubes participantes contam com pelo menos um brasileiro. Benfica, Porto e Real Madrid possuem os elencos mais "abrasileirados", com quatro nomes cada.

Vale ressaltar que todos esses números não são relativos ao país de nascimento de cada atleta, mas sim a sua "cidadania futebolística" divulgada pela Uefa, promotora do torneio. Pepe (Porto), Matheus Nunes (Manchester City) e Rony Lopes (Braga), por exemplo, nasceram no Brasil, mas são considerados portugueses porque passaram por processo de naturalização e defenderam a seleção lusa.

Adeus da Champions

Essa será a última edição do torneio europeu no formato atual, que vem sendo utilizado desde 2003/04. A partir da temporada seguinte, ele passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal.

Continua após a publicidade

O sucessor do Manchester City no posto de vencedor da Champions será conhecido no dia 1º de junho de 2024. A final será jogada no estádio de Wembley, em Londres.

Quem são os brasileiros em ação na Champions?

BENFICA (4): Arthur Cabral, David Neres, João Victor e Morato
PORTO (4): Evanílson, Galeno, Pepê e Wendell
REAL MADRID (4): Éder Militão, Rodrygo, Vinícius Júnior e Vinícius Tobias
ARSENAL (3): Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli
BRAGA (3): Bernardo, Mateus e Vitor Carvalho
SHAKHTAR DONETSK (3): Eguinaldo, Pedrinho e Newerton
MANCHESTER UNITED (2): Casemiro e Antony*
NAPOLI (2): Juan Jesus e Natan
NEWCASTLE (2): Bruno Guimarães e Joelinton
PSV EINDHOVEN (2): André Ramalho e Mauro Júnior
ATLÉTICO DE MADRI (1): Samuel Lino
BARCELONA (1): Raphinha
FEYENOORD (1): Igor Paixão
GALATASARAY (1): Tetê
LAZIO (1): Felipe Anderson
MANCHESTER CITY (1): Ederson
PARIS SAINT-GERMAIN (1): Marquinhos
RED BULL SALZBURG (1): Fernando
SEVILLA (1): Fernando

*Apesar de afastado do elenco do Manchester United devido a acusação de agressão contra ex-namorada, Antony foi inscrito no torneio

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes