Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chance de contratar CR7 faz Chelsea deixar de lado interesse por Neymar

Cristiano Ronaldo pode ser contratado pelo Chelsea nesta janela - Robbie Jay Barratt/Getty
Cristiano Ronaldo pode ser contratado pelo Chelsea nesta janela Imagem: Robbie Jay Barratt/Getty

06/07/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo e Neymar juntos. Muitos torcedores do Chelsea (e fãs de futebol, em geral) devem ter se animado com as notícias de que o clube inglês está disposto a investir na contratação dos dois astros nesta janela de transferências.

Só que a parceria entre o camisa 7 português e o meia-atacante brasileiro não deve se transformar em realidade.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que a possibilidade de levar CR7 para Stamford Bridge deu uma esfriada no interesse londrino em entrar em uma negociação com o Paris Saint-Germain para ter Neymar.

O motivo principal é de ordem econômica. Apesar de estar com um dono novo, o empresário norte-americano Todd Boehly, que está doido para mostrar do que é capaz, não tem espaço no seu orçamento atual para abrigar dois dos quatro maiores salários do futebol atual.

Neymar ocupa a segunda colocação nesse ranking, com ganhos na casa de 49 milhões de euros (R$ 270,9 milhões) por ano, e já deixou claro que não mudará de time a menos que mantenha seus rendimentos.

Ronaldo é menos inflexível quanto a uma possível queda de faturamento, já que o motivo principal do seu desejo de deixar o Manchester United é que ele pretende disputar a próxima Liga dos Campeões da Europa.

Mesmo assim, o Chelsea sabe que não conseguirá contratar o português caso lhe ofereça muito menos que os 31,6 milhões de euros (R$ 174,7 milhões), o quarto maior salário do planeta, que ele recebe em Old Trafford.

Além disso, o novo proprietário do clube londrino vem do mercado esportivo norte-americano e está acostumado com a ideia de "franchise player", aquele atleta que é o craque do time e sob o qual todo o projeto esportivo é construído.

Mas, a partir dessa lógica, não vale muito a pena juntar dois jogadores com esse perfil. É claro que já houve exceções no basquete ou no futebol americano, mas elas são exatamente isso: exceções.

Com a não classificação do United para a Champions, Cristiano Ronaldo corre risco de ficar fora da principal competição interclubes do planeta pela primeira vez desde que se tornou jogador profissional.

Coincidentemente, o português não apareceu nos dois primeiros dias de treinos da pré-temporada da equipe inglesa. Apesar da alegação de "problemas pessoais" dada pelo atacante, vários veículos da imprensa inglesa apuraram que seu empresário, Jorge Mendes, está costurando uma transferência para o Chelsea, e que esse seria o verdadeiro motivo para as faltas.

No caso de Neymar, a ideia de uma transferência partiu do presidente Nasser Al-Khelaifi e da nova diretoria de futebol do clube, que não estão nada satisfeitos com o que o brasileiro tem apresentado nos últimos anos.

O problema para o planejamento parisiense é que o camisa 10 tem um contrato longo (até 2027) e costuma falar que não tem nenhum interesse em deixar a França para jogar em outra parte do mundo. Além dos ingleses, Milan e Santos também manifestaram interesse em contratá-lo (mas apenas por empréstimo subsidiado pelo PSG, que continuaria arcando com a maior parte do salário).

O Chelsea terminou o último Campeonato Inglês na terceira colocação, com 74 pontos, 19 a menos que o Manchester City e 18 atrás do Liverpool. Com isso, conquistou a classificação para a Champions.

A temporada 2022/23 dos Blues começa oficialmente no dia 6 de agosto, contra o Everton, fora de casa. Antes, os comandados de Tuchel irão a campo em três oportunidades pela Florida Cup, torneio amistoso que servirá como pré-temporada nos Estados Unidos. Os adversários serão América (MEX), Charlotte FC e Arsenal.