Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 'loucuras' para seu time fazer no Mercado da Bola para o 2º semestre

Andrés Iniesta é lanterna do Campeonato Japonês com o Vissel Kobe - Getty Images
Andrés Iniesta é lanterna do Campeonato Japonês com o Vissel Kobe Imagem: Getty Images

12/05/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De vez em quando o futebol brasileiro é sacudido pela chegada de um reforço que foge completamente dos padrões de contratação que normalmente vemos nos times do país pentacampeão mundial.

Foi assim quando Ronaldo, um brasileiro ainda com mercado farto na Europa, assinou com o Corinthians. A história se repetiu no dia em que o Botafogo anunciou Clarence Seedorf, um astro europeu, e, em menor escala, quando tentou usar a fórmula novamente com o japonês Keisuke Honda.

Mas, dando certo ou não dentro de campo, é fato que essas contratações tiveram sucesso midiático, levaram os nomes das equipes brasileiras ao exterior e chamaram a atenção de torcedores que não estavam acompanhando tão de perto assim os seus clubes de coração.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete opções de "loucuras" para seu time fazer no Mercado da Bola para o segundo semestre deste ano. Quem sabe ele acabe tornando real um reforço que todo mundo considera fora das possibilidades.

ANDRÉS INIESTA
Meia
37 anos
Espanhol
Vissel Kobe (JAP)

Quando o autor do gol que decidiu a Copa do Mundo-2010 para a seleção espanhola se mudou para o Japão, há quatro anos, parecia que essa seria a transferência derradeira da sua carreira. E, até algumas semanas atrás, era esse mesmo o enredo da reta final da trajetória de Iniesta nos gramados. Mas, de repente, o meio-campista espanhol começou a mostrar inquietação com o Vissel Kobe (lanterna da J-League), e a imprensa catalã passou a cogitar a possibilidade de o ex-camisa 8 do Barcelona trocar novamente de clube. Claro que a ideia principal de Iniesta é convencer o time onde viveu seus melhores dias a repetir a "estratégia Daniel Alves" e levá-lo de volta ao Camp Nou. Caso essa tentativa não emplaque, aí sim o meia estaria aberto a ouvir propostas de times de outros cantos do planeta.

LUCAS MOURA
Meia-atacante
29 anos
Brasileiro
Tottenham (ING)

Lucas Moura comemora gol marcado pelo Tottenham na Premier League - James Williamson - AMA/Getty Images - James Williamson - AMA/Getty Images
Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Três temporadas atrás, o brasileiro foi o herói da classificação do Tottenham para a final da Liga dos Campeões da Europa. Mas, apesar desse grande momento, Lucas Moura nunca foi realmente um dos protagonistas da equipe inglesa. E, desde o desembarque do técnico Antonio Conte a Londres, suas aparições como titular têm sido cada vez mais esporádicas. De acordo com diferentes veículos da imprensa inglesa, o camisa 27 é um dos jogadores que o Tottenham pretende negociar na próxima janela de transferências. Acostumado com um salário digno de Premier League, o meia-atacante é caro demais para o cenário financeiro brasileiro. Mas, se topar uma redução nos vencimentos, especialmente para retornar ao São Paulo, onde começou a carreira, pode dar negócio sim.

LUIS SUÁREZ
Atacante
35 anos
Uruguaio
Atlético de Madri (ESP)

Luis Suárez comemora gol pelo Atlético de Madri em partida do Campeonato Espanhol 2021-22 - REUTERS/Vincent West - REUTERS/Vincent West
Imagem: REUTERS/Vincent West

É até difícil de imaginar um atacante do porte de Luisito defendendo as cores de um clube brasileiro. O cara conseguiu ser artilheiro do Campeonato Espanhol em plena "era Cristiano Ronaldo e Messi" e até conseguiu uma Chuteira de Ouro por ter sido o goleador máximo da Europa em uma temporada. Mas o tempo passa para todo mundo, até mesmo para o astro uruguaio. Relegado à reserva do Atlético de Madri, Suárez não terá o contato renovado pelo clube de Diego Simeone e terá de buscar uma nova casa para o segundo semestre. O artilheiro tem se oferecido para retornar ao Barcelona ou ao Liverpool, mas essa não parece ser sua realidade atual. Na Europa, algumas equipes da Turquia já se ofereceram para recebê-lo. Só que o Corinthians e o Botafogo também estão bem afim de entrar nessa briga.

MARCELO
Lateral esquerdo
33 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Marcelo sobe no topo da estátua de Cibeles para comemorar o título do Real Madrid - Isabel Infantes/Reuters - Isabel Infantes/Reuters
Imagem: Isabel Infantes/Reuters

Recordista de títulos com a camisa do Real Madrid (24 taças), o lateral esquerdo já venceu quatro edições da Liga dos Campeões da Europa e ainda pode levantar mais um troféu do torneio interclubes número um do planeta no final do mês. Mesmo sendo um dos jogadores mais respeitados da história recente do clube espanhol, Marcelo provavelmente terá de buscar uma nova equipe para defender no segundo semestre. Hoje reserva na Espanha, o lateral esquerdo fica sem contrato em junho e, a menos que aceite uma pesada redução salarial e uma utilização cada vez menor em campo, não terá seu vínculo renovado. Bom para o Botafogo, que deseja repatriá-lo, mas também para alguns outros times estrangeiros, como Juventus e Inter Miami, que não querem de jeito nenhum vê-lo tão cedo de volta ao Brasil.

EDINSON CAVANI
Atacante
35 anos
Uruguaio
Manchester United (ING)

Cavani revela que quase deixou o Manchester United - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O eterno companheiro de ataque de Suárez na seleção uruguaia vive uma situação bem parecida com a do velho parceiro. Cavani também quase não joga em seu clube na Europa, o Manchester United, fica sem contrato no meio do ano e tem no retorno ao futebol sul-americano uma das possibilidades mais fortes para o próximo passo da sua carreira. Os primeiros rumores de que Cavani poderia vir para o Brasil já fizeram aniversário de um ano. Em 2021, houve até quem cravasse que o centroavante uruguaio havia assinado com o Grêmio, o que não aconteceu. Curiosamente, os interessados em trazê-lo para cá neste momento são os mesmos que tentam a contratação de Suárez: Botafogo e Corinthians. Além dos brasileiros, o Boca Juniors também está no páreo.

FERNANDINHO
Volante
37 anos
Brasileiro
Manchester City (ING)

Fernandinho vai deixar o Manchester City ao fim da temporada para voltar ao Brasil - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é de hoje que o veterano de 36 anos é apontado como um jogador que está prestes a deixar o Manchester City. A diferença é que, desta vez, o paranaense já anunciou que não renovará seu contrato e realmente irá embora do clube ao término desta temporada. Com duas Copas do Mundo no currículo (2014 e 2018), Fernandinho foi durante muito tempo uma peça-chave para o funcionamento do esquema do técnico Pep Guardiola. Mas, nas últimas temporadas, com seu declínio físico, foi para o banco de reservas e virou um atleta para partidas e momentos pontuais. Fernandinho até já escolheu seu destino: o Brasil. Resta agora revelar qual o clube que irá defender no segundo semestre. Botafogo e Athletico-PR são alguns dos times que já de antemão se abriram para recebê-lo.

ARTURO VIDAL
Meia
34 anos
Chileno
Inter de Milão (ITA)

Vidal, jogador do Chile, após a eliminação da equipe na Copa América, para a Seleção Brasileira - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Não é de hoje que um dos líderes da geração chilena que tanto fez sucesso no futebol internacional na década passada fala que gostaria de jogar no Flamengo. O interesse de Vidal pelo clube mais popular do Brasil é conhecido há tempos e constantemente reproduzido pelo meio-campista. E agora talvez seja o timing perfeito para essa transferência. Depois de passagens expressivas por Bayern de Munique e Barcelona, o chileno está no último semestre de contrato com a Inter de Milão, que não parece disposta a lhe oferecer uma proposta convincente de renovação. No mês passado, o diretor-executivo do Fla, Bruno Spindel, chegou a negar que já esteja em negociações com Vidal. Por outro lado, admitiu que essa é uma possibilidade real para um futuro próximo.