PUBLICIDADE
Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

E agora? 7 jogadores que estão 'na fila' para vencer o melhor do mundo

Mbappé é forte candidato a ganhar prêmio de melhor jogador do mundo - FRANCK FIFE / AFP
Mbappé é forte candidato a ganhar prêmio de melhor jogador do mundo Imagem: FRANCK FIFE / AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

18/01/2022 04h00

Vencedor do "The Best", prêmio concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo, pela segunda temporada consecutiva, o atacante polonês Robert Lewandowski completou 33 anos em agosto passado.

Todos os outros vencedores anteriores da eleição anual conduzida pela entidade com jogadores, jornalistas, treinadores e torcedores de todos os seus países filiados também já são, pelo menos, trintões.

Esse envelhecimento dos "campeões de sempre" é uma ótima notícia para os outros nomes que formam o primeiro escalão do futebol mundial e que ainda estão na fila para vencer o "The Best".

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores que ainda não conseguiram vencer o melhor do mundo, mas que são fortes candidatos para ficar com o prêmio nas próximas temporadas.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
23 anos
Francês
Paris Saint-Germain (FRA)

Desde que despontou no Monaco que foi semifinalista da Liga dos Campeões da Europa em 2016/17, o francês é apontado por quase todo mundo como um futuro vencedor de prêmios de melhor jogador do planeta. Aos 23 anos, Mbappé ainda sequer chegou ao pódio da eleição da Fifa. Mas esse "tabu" não deve continuar por muito tempo. Mesmo jogando ao lado de Neymar e Lionel Messi, o jovem atacante é quem tem sido o protagonista do Paris Saint-Germain nesta temporada e dificilmente não entrará na briga pelo "The Best" caso conquiste o título da Champions. O camisa 7 também pode se mudar na próxima janela de transferências para o Real Madrid, o clube mais vitorioso da história e que é mestre na arte de produzir "melhores do mundo", onde ele teria mais visibilidade e provavelmente conseguiria aumentar seu número de votos.

MOHAMED SALAH
Atacante
29 anos
Egípcio
Liverpool (ING)

Salah pode perder até três jogos do Campeonato Inglês por conta da CAN - Justin Setterfield/Getty Images - Justin Setterfield/Getty Images
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

O maior nome da história do futebol egípcio foi terceiro colocado na eleição de 2018 e repetiu a dose na premiação de ontem. Ou seja, é um nome que já vem batendo na trave para ser escolhido o "número um". A boa notícia para quem gosta de Salah é que a atual temporada tem sido a melhor da sua carreira, o que já o credencia de antemão para a próxima edição do "The Best". Em 2021/22, o atacante tem 23 gols em 26 partidas pelo Liverpool (média de 0,88 por jogo) e lidera com folga a artilharia da Premier League inglesa, o campeonato nacional mais forte e badalado do planeta. Não à toa, seu treinador nos "Reds", o alemão Jürgen Klopp, já vem até se referindo ao pupilo como "melhor do mundo".

KARIM BENZEMA
Atacante
34 anos
Francês
Real Madrid (ESP)

Benzema comemora seu 300º gol pelo Real Madrid - Angel Martinez/Getty Images - Angel Martinez/Getty Images
Imagem: Angel Martinez/Getty Images

O jogador mais velho desta lista é da mesma geração de Messi e Lewandowski, mas passou a maior parte da carreira sendo uma espécie de coadjuvante de luxo de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Por isso, apesar de ter quatro títulos de Liga dos Campeões no currículo, nunca foi levado muito a sério como candidato a prêmios individuais. Só que isso tem mudado progressivamente desde que CR7 se mandou da Espanha. Benzema é hoje o "cara" do clube merengue e o principal responsável pelo time ocupar a liderança do campeonato nacional. Para muita gente, já deveria ter sido um dos finalistas do prêmio da Fifa da temporada passada. O que ainda falta para Benzema realmente brigar pelo prêmio? Talvez apenas uma grande campanha europeia do Real com ele no comando.

KEVIN DE BRUYNE
Meia
30 anos
Belga
Manchester City (ING)

Kevin De Bruyne celebra o gol do Manchester City - Reprodução/Twitter @ManCity - Reprodução/Twitter @ManCity
Imagem: Reprodução/Twitter @ManCity

Apesar de a principal força da equipe inglesa ser o jogo coletivo desenvolvido por Pep Guardiola, o meio-campista belga é a síntese de tudo que funciona no City. Por isso, seu nome sempre é apontado como o de maior potencial do elenco do clube para brigar pelo prêmio de melhor do mundo. Só que o sucesso do time de Manchester na Premier League e campanhas históricas no futebol inglês já mostraram que não são suficientes para colocar KDB como candidato ao "The Best". Se quiser ser aclamado como o grande jogador da temporada, De Bruyne terá de conduzir, com grandes atuações, o City ao primeiro título de Champions de sua história. Aí sim, seu nome terá força para reivindicar o trono.

NEYMAR
Meia-atacante
29 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (FRA)

Neymar é o jogador mais caro da história do futebol mundial - C.Gavelle/PSG - C.Gavelle/PSG
Imagem: C.Gavelle/PSG

Assim como hoje acontece com Mbappé, o brasileiro também foi apontado durante muito tempo como um jogador que fatalmente acabaria sendo escolhido o melhor do mundo. Só que as temporadas foram passando, e esse dia nunca chegou. Prestes a completar 30 anos e emendando longas passagens pelo departamento médico, o camisa 10 do PSG vive talvez o pior momento da carreira e tem se distanciado das primeiras colocações da eleição da Fifa (já subiu ao pódio duas vezes). Sua melhor chance de ainda levantar o troféu nem é mais um título europeu do clube francês, onde já perdeu o protagonismo, mas sim a conquista da Copa do Mundo-2022 com a seleção brasileira. Aí sim, Neymar terá algo de concreto para retornar à briga.

ERLING HAALAND
Atacante
21 anos
Norueguês
Borussia Dortmund (ALE)

Haaland pula ao comemorar gol marcado pelo Borussia Dortmund diante do Greuther Furth  - Thilo Schmuelgen/Reuters - Thilo Schmuelgen/Reuters
Imagem: Thilo Schmuelgen/Reuters

Se a Libéria, que nunca chegou a disputar uma Copa do Mundo, já faturou um prêmio de craque máximo do planeta, por que a Noruega não pode sonhar com o mesmo feito? Apesar de ter apenas 21 anos, Haaland já se consolidou como um dos maiores goleadores da atualidade, tanto que foi o artilheiro da Champions passada. Mas o centroavante sabe que, enquanto estiver no Borussia Dortmund, suas chances de chegar ao topo são mínimas. Por isso, a escolha do seu próximo clube (algo que deve acontecer na próxima janela de transferências ou, no máximo, em 2023) será determinante para as pretensões de sucesso futuro do artilheiro.

VINICIUS JÚNIOR
Atacante
21 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Vinicius Júnior, do Real Madrid, comemora gol marcado diante do Barcelona - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Até um ano atrás, quem dissesse que Vinícius Júnior era um futuro candidato ao "The Best" seria chamado de louco ou algo do gênero. Mas a evolução do atacante do Real Madrid nos últimos 12 meses foi avassaladora e já o transformou no jogador de futebol mais valioso do planeta, de acordo com estudo feito pelo Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte). Com a ascensão de Vini, o Brasil tem agora dois candidatos consideráveis para acabar com seu jejum que já vai completar 15 anos nas eleições da Fifa. O último representante do país do futebol a levantar o troféu principal foi Kaká, lá em 2007, ainda no começo da "era Messi e Cristiano Ronaldo".