Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

7 ex-jogadores do Fluminense que hoje fazem sucesso no exterior

Thiago Silva foi campeão europeu com o Chelsea na temporada passada - Catherine Ivill/Getty Images
Thiago Silva foi campeão europeu com o Chelsea na temporada passada Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

28/10/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futebol brasileiro é cada vez mais um grande exportador de talentos. Boa parte dos jogadores que chegam aos grandes clubes do país já assinam contrato pensando lá na frente, em uma possível transferência para o exterior.

Por isso, é muito normal que o torcedor das equipes nacionais transforme um atleta em ídolo e continue acompanhando sua carreira depois que ele deixa nossas fronteiras para jogar na Europa ou na Ásia.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado uma seção com os jogadores que vestiram a camisa dos maiores clubes do Brasil e que estão fazendo sucesso em algum canto do planeta.

Desta vez, mostramos sete atletas que defenderam recentemente o Fluminense (alguns com trajetórias de sucesso, e outros nem tanto assim) e que hoje se destacam no cenário do futebol internacional.

THIAGO SILVA
Zagueiro
37 anos
Brasileiro
Chelsea (ING)

Apelidado de "Monstro" durante os três anos em que defendeu o Fluminense (de 2006 a 2008), é simplesmente o zagueiro brasileiro mais consagrado de sua geração. Thiago Silva já passou dos 100 jogos com a camisa da seleção, disputou as três últimas Copas do Mundo e, ao que tudo indica, deve participar também do Qatar-2022. Apesar da idade avançada, continua fazendo parte da prateleira de cima dos melhores defensores do planeta. Na temporada passada, depois de mais de uma década de insistência e em seu ano de estreia por um clube inglês (Chelsea), enfim conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa, o mais importante da sua carreira.

RICHARLISON
Atacante
24 anos
Brasileiro
Everton (ING)

Richarlison, atacante do Everton - AFP - AFP
Imagem: AFP

Destaque do Fluminense entre 2016 e 2017, tem construído uma carreira das mais interessantes no Campeonato Inglês, a liga nacional mais badalada do planeta. Richarlison chegou à Premier League por um clube pequeno, o Watford, mas já se transferiu para o Everton uma temporada depois. Pela equipe de Liverpool, já marcou 40 gols, o suficiente para lhe garantir um lugar cativo na seleção brasileira e também a idolatria dos torcedores Toffees. Camisa 10 da equipe olímpica que venceu os Jogos de Tóquio-2020, o atacante também é famoso por utilizar suas redes sociais para se posicionar sobre os assuntos do momento. Richarlison já publicou vários posts contra racismo, machismo, homofobia e desmatamento e também fez questão de defender a vacinação contra a covid-19.

FABINHO
Volante
28 anos
Brasileiro
Liverpool (ING)

Brasileiro Fabinho comemora gol marcado pelo Liverpool na Premier League - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Muita gente não sabe, mas o volante que brilha há quatro temporadas com a camisa do Liverpool foi jogador do Fluminense. Fabinho passou pelas Laranjeiras lá no começo da carreira, entre 2011 e 2012, mas não chegou a disputar nenhuma partida oficial (ficou no banco em um jogo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro). Negociado com o Rio Ave, de Portugal, ainda passou pelo time B do Real Madrid (o Castilla) antes de "explodir" com o Monaco e posteriormente se mudar para a Inglaterra. Peça-chave do trabalho do técnico Jürgen Klopp no Liverpool, o volante já ganhou um título inglês (2020) e uma Champions (2019) pelos Reds.

CAIO HENRIQUE
Lateral esquerdo
24 anos
Brasileiro
Monaco (FRA)

Caio Henrique durante partida pelo Mônaco contra o Real Sociedad em julho de 2021 - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Volante no período em que jogava nas categorias de base do Atlético de Madri, Caio Henrique passou a jogar como lateral esquerdo em 2019, ano em que se destacou com a camisa do Fluminense. Como estava emprestado pela equipe espanhola, o jogador não permaneceu nas Laranjeiras no ano seguinte e teve uma rápida passagem pelo Grêmio antes de se transferir para o Monaco. No principado, rapidamente se transformou em um dos jogadores mais importantes da equipe e, para muitos jornalistas franceses, foi o melhor lateral esquerdo da Ligue 1 na temporada passada. Caio Henrique está tão bem na Europa que não será surpresa se aparecer em alguma das próximas convocações de Tite.

ROGER IBAÑEZ
Zagueiro
22 anos
Brasileiro
Roma (ITA)

Brasileiro Roger Ibañez, da Roma, é o melhor zagueiro do Campeonato Italiano - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

Filho de pai brasileiro com mãe uruguaia, o zagueiro chegou ao Fluminense ainda nas categorias de base, estreou como profissional em 2018 e, já no fim do ano, foi negociado com a Atalanta. Sem muitas oportunidades na equipe de Bérgamo, acabou emprestado na Roma e por lá "explodiu". Ibañez foi um dos poucos destaques da equipe da capital italiana na temporada passada, teve seus direitos econômicos comprados e, apesar dos percalços do início de trabalho do técnico José Mourinho, continua sendo um dos nomes mais confiáveis do elenco romano.

AYRTON LUCAS
Lateral esquerdo
24 anos
Brasileiro
Spartak Moscou (RUS)

Ayrton Lucas, do Spartak Moscou - Oleg Nikishin/Getty Images - Oleg Nikishin/Getty Images
Imagem: Oleg Nikishin/Getty Images

Companheiro de Ibañez no Fluminense de 2018, o polivalente jogador, que pode atuar nas duas laterais e também como meio-campista, migrou para a Rússia no começo do ano seguinte e tem construído uma trajetória bastante sólida com a camisa do Spartak Moscou. Apesar de ainda não ter conquistado nenhum título por lá, já está prestes a completar 100 partidas pelo clube e é titular absoluto do técnico Rui Vitória. Ayrton Lucas chegou a fazer parte do trabalho de preparação da seleção sub-23 para os Jogos de Tóquio, mas acabou não sendo lembrado por André Jardine na hora da convocação final.

PAULO RICARDO
Zagueiro
27 anos
Brasileiro
KuPS (FIN)

Paulo Ricardo (KuPS) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Revelado nas categorias de base do Santos, o zagueiro ficou um ano no Fluminense (entre agosto de 2018 e julho de 2019) e não deixou muitas saudades. No começo da temporada europeia, Paulo Ricardo se transferiu para a Finlândia, onde rapidamente começou a fazer sucesso. O defensor lidera o campeonato nacional pelo KuPS, está disputando uma competição europeia (a Conference League) e já entrou para a história do futebol nórdico ao marcar o 15.000º gol da história da Veikkausliga, a primeira divisão finlandesa.