Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Otávio saiu do radar de Tite para 1ª convocação na seleção portuguesa

Otávio, do Porto, é o oitavo jogador brasileiro a ser convocado por Portugal - Getty Images
Otávio, do Porto, é o oitavo jogador brasileiro a ser convocado por Portugal Imagem: Getty Images

30/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Brasileiro que mais distribuiu passes para gol no primeiro escalão do futebol europeu na temporada passada, o meia-atacante Otávio está prestes a não poder mais defender a seleção canarinho.

Aos 26 anos, o jogador do Porto foi convocado na semana passada por Portugal para as partidas contra Irlanda e Azerbaijão, válidas pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo-2022, e também para o amistoso contra o Qatar.

Com isso, a cria das categorias de base do Internacional se tornou o oitavo jogador nascido no Brasil a ser relacionado para defender a seleção principal da nossa antiga metrópole. Antes dele, Lúcio Soares, Celso Matos, Deco, Pepe, Liedson, Rony Lopes e Dyego Souza vestiram a camisa lusa.

Antes de ser convocado pela primeira vez por Fernando Santos (seu nome já constava na relação de 40 pré-selecionados para a Eurocopa, disputada em junho), Otávio chegou a ser observado por Tite e viveu a expectativa de ser chamado pelo Brasil.

Desde 2014 em Portugal, o camisa 26 do Porto chamou a atenção na temporada passada, quando entregou 12 assistências para seus companheiros marcarem, mais do que qualquer outro jogador brasileiro que atuava na primeira divisão dos 20 principais campeonatos nacionais da Europa.

Mas, mesmo vivendo uma ótima fase, Otávio não conseguiu convencer Tite a alterar alguma de suas convocações para testá-lo. A decisão do treinador de ignorá-lo abriu espaço para a aproximação dos portugueses.

Só que não foram apenas as seleções que "descobriram" o meia-atacante. No começo do ano, quando seu contrato com o Porto estava chegando ao fim, Palmeiras e Milan entraram em contato com seu estafe para tentar contratá-lo.

Apesar das propostas, Otávio optou por renovar até 2025 com a equipe do estádio do Dragão. Em contrapartida, transformou-se no jogador mais bem pago do clube, com salário anual na casa de 3 milhões de euros (18,5 milhões) por ano.

"É a primeira vez que o Otávio vem à seleção. Tem algumas características que podem vir a ser úteis à seleção, portanto nada melhor do que observar 'in loco' o que tem para dar", disse Fernando Santos, sobre seu novo jogador.

Os portugueses ainda estão invictos nas eliminatórias da Copa-2022. Com vitórias sobre Azerbaijão e Luxemburgo e um empate contra a Sérvia, somam sete pontos em três rodadas e lideram o Grupo A.

Apenas o campeão de cada uma das dez chaves do qualificatório europeu conquista vaga automática para o Mundial. Os segundos colocados participarão de uma repescagem que classificará mais três seleções.

A pouco mais de um ano do pontapé inicial da próxima Copa, que será realizada fora do seu período habitual, entre novembro e dezembro, para fugir do calor do verão no Oriente Médio, o Qatar (país-sede) é o único país já garantido na competição.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá) serão 48 participantes.