Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o Barcelona ainda não anunciou a renovação de contrato de Messi?

Barcelona vai ter de resolver quebra-cabeças financeiro para continuar com Messi - REUTERS/Albert Gea
Barcelona vai ter de resolver quebra-cabeças financeiro para continuar com Messi Imagem: REUTERS/Albert Gea

25/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lionel Messi já escolheu o seu futuro. Mesmo com uma pesada proposta financeira do Paris Saint-Germain e com o interesse do Manchester City de levá-lo à poderosa Premier League inglesa, o astro argentino decidiu renovar com o Barcelona e permanecer no único clube que defendeu como profissional.

A diretoria catalã já foi informada da decisão do camisa 10. Os jornalistas e torcedores que vivem o dia a dia do time também sabem que continuarão vendo no Camp Nou o futebol do seis vezes eleito melhor jogador do mundo.

Mas, se tudo está resolvido, por que, mesmo faltando apenas três semanas para o início do Campeonato Espanhol, o Barça ainda não anunciou oficialmente o novo contrato de Messi e reintegrou seu craque ao elenco?

A resposta, de forma bem curta e grossa, é que o clube simplesmente não tem dinheiro para registrar o vínculo.

De acordo com as regras do Fair Play Financeiro de La Liga, a entidade que organiza o futebol profissional na Espanha, cada clube tem um teto de gastos para a temporada que é proporcional ao tamanho de sua arrecadação.

O problema é que, por conta das dívidas acumuladas nos últimos anos e da crise econômica provocada pela pandemia da covid-19, esse limite de investimento do Barcelona caiu de 600 milhões de euros (R$ 3,7 bilhões) para 347 milhões de euros (R 2,1 bilhões) nesta temporada.

Com essa mudança radical, não há espaço na folha de despesas culé para o salário de Messi e nem para os dos novos contratados da equipe, o brasileiro Emerson Royal, o espanhol Eric García, o argentino Sergio Agüero e o holandês Memphis Depay.

De acordo com a "ESPN", o capitão do Barça até aceitou reduzir pela metade seus vencimentos para continuar na Catalunha. Mas nem mesmo esse desconto, que baixaria seu salário para algo em torno de 36 milhões de euros (R$ 220,3 milhões) por ano, sem contar gratificações, é suficiente para resolver o impasse.

A curto prazo, a única saída possível para os blaugranas é se desfazer de jogadores que ganham muito e não têm entregado um desempenho tão alto assim. Por isso, o clube vem tentando desesperadamente de nomes como Philippe Coutinho, Antoine Griezmann, Ousmane Dembélé, Miralem Pjanic e Samuel Umtiti.

Reduzir a folha salarial foi também o motivo pelo qual o Barça optou por rescindir o contrato do volante Matheus Fernandes, que quase nunca jogava, e não emprestá-lo a uma outra equipe para adquirir experiência e talvez ter de continuar arcando com parte do seu custo. O brasileiro já assinou com o Palmeiras.

O clube catalão tem até o dia 31 de agosto para conseguir colocar as contas em ordens e, assim, registrar Messi e seus outros reforços para a primeira metade da temporada. Caso não consiga, só poderá fazer uma nova tentativa quando a janela de transferências se abrir novamente, em janeiro.

Mesmo com o desfalque do seu principal jogador, o Barcelona já vem disputando amistosos de pré-temporada desde a última quarta-feira, quando goleou o Gimnàstic por 4 a 0. No total, a equipe de Ronald Koeman disputará cinco jogos preparatórios visando as competições de 2021/22.

A estreia culé no Campeonato Espanhol será contra a Real Sociedad, em casa, no dia 15 de agosto. O time catalão ganhou apenas a Copa do Rei na temporada passada e terminou a liga nacional na terceira posição, três pontos atrás do campeão Atlético de Madri.