Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Balotelli fracassa até na Série B da Itália e empaca projeto de Berlusconi

Balotelli só disputou 8 partidas e fez 2 gols na 2ª divisão da Itália - Getty Images
Balotelli só disputou 8 partidas e fez 2 gols na 2ª divisão da Itália Imagem: Getty Images

29/04/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ambicioso projeto do polêmico antigo primeiro-ministro da Itália e ex-proprietário do Milan, Silvio Berlusconi, de transformar o Monza em uma nova potência do Calcio corre sério risco de não alcançar seu objetivo da temporada: conseguir o acesso para a primeira divisão.

E boa parte da responsabilidade pelo time ter empacado fora da zona de promoção para elite caiu nas costas de Mario Balotelli.

Contratado para ser o artilheiro e maior astro da ambiciosa equipe, o atacante de 30 anos tem repetido na Série B a mesma trajetória de decepção que percorreu durante as passagens por Manchester City, Milan, Liverpool e Olympique de Marselha, entre outros.

Apesar de estar no elenco desde novembro, o jogador, que chegou a negociar com o Flamengo e quase se transferiu para o Brasil há menos de dois anos, só disputou oito partidas pelo Monza até o momento e marcou míseros dois gols.

No total desta temporada, Balotelli ficou em campo por apenas 387 minutos e não conseguiu participar de nenhuma partida completa. Nos últimos 45 dias, foi a campo apenas uma vez, na derrota por 1 a 0 para o Ascoli, em 10 de abril, quando entrou já na reta final do segundo tempo.

Ao contrário do que aconteceu durante a maior parte da carreira, o atacante não tem apresentado problemas disciplinares e nem dado dores de cabeça a seus chefes (técnicos e dirigentes) na segundona italiana. Só que sua preparação física tem sido uma questão impossível de resolver.

Depois que foi contratado, Balotelli demorou um mês e meio para recuperar a forma e ter condições de estrear. Só que logo em sua estreia pelo clube já sofreu uma lesão muscular que o tirou de ação durante um mês.

Quando se recuperou dessa primeira contusão, conseguiu emendar sua melhor sequência no Monza e disputou seis de sete partidas. É verdade que só balançou as redes uma vez no período. Mas já era um alento.

No começo de março, um novo problema físico o mandou para o departamento médico mais uma vez e o tirou de mais quatro rodadas da Série B. Ele retornou contra o Ascoli, mas já voltou a sentir dores e precisou ser poupado da rodada seguinte.

"Dois anos atrás, Balotelli ainda tinha 28 anos. Já havia alcançado uma idade de maturidade, mas ainda tinha como melhorar. Cheguei a convocá-lo à seleção para dar esse impulso em sua recuperação. Esperava sentir nele uma onda de orgulho por voltar a ser o grande jogador que no passado mostrou ser. Infelizmente, Mario não fez muito para recuperar seu melhor nível e acho isso uma pena", declarou o técnico da Itália, Roberto Mancini, em recente entrevista ao jornal "Gazzetta dello Sport".

O treinador da Monza, Cristian Brocchi, também não costuma pegar leve com seu mais famoso jogador nas entrevistas que concede semanalmente. Mas, ao contrário de Mancini, ainda não jogou a toalha e tem dito que o camisa 45 ainda tem quatro rodadas para provar do que é capaz.

Esse é o número de jogos que faltam para o encerramento da fase regular da segunda divisão italiana. Quarto colocado na competição, o Monza precisa tirar uma desvantagem de seis pontos em relação ao Lecce, vice-líder, para conquistar uma vaga direta na Série A.

Se terminar entre a terceira e a oitava posição, o clube de Berlusconi ainda terá uma última chance de promoção por meio de um playoff que coloca mais uma equipe na primeira divisão.

Tradicional equipe das divisões menores do futebol italiano, o Monza pertence desde 2018 ao bilionário político, que é dono de uma fortuna estimada em mais de US$ 6 bilhões (R$ 39,2 bilhões) e ocupou o cargo de primeiro-ministro durante três mandatos.

No clube, ele retomou a parceria com Adriano Galliani, seu executivo durante a maior parte das três décadas em que esteve à frente do Milan, e começou a gastar uma grana poucas vezes vista nas categorias menores do Calcio.

Além de Balotelli, o elenco do Monza na segundona conta com o atacante ganês Kevin-Prince Boateng (ex-Barcelona), com o zagueiro Gabriel Paletta (ex-Milan e que disputou a Copa do Mundo-2014) e com o lateral esquerdo brasileiro Carlos Augusto, revelado pelo Corinthians no ano passado.